terça-feira, 7 de agosto de 2012

Por que brincar com as crianças?

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6

É muito importante brincar com as crianças, pois, além de ser uma atividade prazerosa, boa parte do desenvolvimento cerebral infantil está nas brincadeiras e nos jogos. Muitas vezes, somos surpreendidos pela capacidade, pelo excesso de energia, pela criatividade, pela vontade de aprender e pelo afeto e imprevisibilidade delas!
O que fazer com o grupo de crianças que está comigo? Como ensiná-las, como aprender com elas?  Em primeiro lugar, as crianças precisam de pessoas que amem o Senhor, tenham o encargo de servi-Lo e vejam a preciosidade que é o cuidar dos pequeninos, “pois deles é o reino dos céus” (Mateus 19:14). Tais crianças são vasos a serem guardados para que, no dia do seu chamamento, estejam prontas e dispostas para servir a Deus. As crianças precisam também de pessoas amorosas que brinquem, cantem, leiam, abaixem-se para conversar e, principalmente, que consigam - de uma maneira concreta - atingir seu coração através de brincadeiras, jogos ou atividades próprias que as envolvam no conhecimento da Palavra de Deus. Ou seja, precisamos dispor de tempo, amor, cuidado e conhecimento do universo infantil.
Por esses motivos, este site traz, para todos os que trabalham com a evangelização de crianças, propostas de atividades, brincadeiras e jogos para a faixa de três a seis anos, visando atingir:
v  Ensinar a Palavra de Deus e o Caminho da Verdade.
v  Ajudá-la a integrar-se com o grupo e a ter prazer na companhia dos irmãos.
v    Trabalhar o raciocínio, a linguagem, o desenvolvimento sócio-afetivo e o corporal.
v  Adequar as brincadeiras, as atividades e os jogos ao nível de desenvolvimento das crianças.
Essas brincadeiras deverão acontecer sempre após o estudo da Palavra de Deus, de maneira que completem o serviço, mas nunca substituam o momento de aprender a Bíblia. Na medida do possível, as brincadeiras poderão ser escolhidas de maneira a dar ênfase ao encargo a ser transmitido.
Esperamos poder contribuir com todos os que se dispuserem a servir no desenvolvimento saudável de nossos pequenos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário