Quem sou eu

Minha foto

Olá! Sou professora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e trabalho com inclusão escolar na rede regular de ensino, desde 2003. Atualmente atuo na Sala de Recursos Multifuncionais, fazendo o Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiência, TGD e altas habilidades no contra turno da escola regular. Sou casada, tenho dois filhos pequenos (meus ruivinhos lindinhos) e um cachorro fofo. Nossa família é cristã e sempre se reúne para orar, ler a Bíblia e fazer estudos bíblicos com as pessoas. Gosto muito de ler, cantar, tocar violão, meia lua. Também escrevo livros infantis e gosto muito desse trabalho. Tenho quatro livros publicados pela Editora Árvore da Vida,  artigos sobre educação e um livro digital publicado pela Saraiva: Josias - pé na cidade, coração no rio. Outros livros estão em andamento! Possuo quatro blogs:

Espero que você goste! Boa leitura!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Contruindo brinquedos 2 - bandinha

15- BANDA

Conte para as crianças como rei Davi dançou e cantou para o Senhor, em 2 Samuel 6:14, ou a história de como as mulheres louvaram ao Senhor, após a travessia do mar vermelho, em Êxodo 15:20. Após fazer os instrumentos com as crianças, aproveite para cantar um hino infantil, usando os instrumentos feitos por eles e para dançar e louvar ao Senhor com alegria!
Faça uma oficina de construção de instrumentos. Divida as crianças em equipes, de modo que cada grupo possa responsabilizar-se por um instrumento. Ou construa casa instrumento de uma vez, explorando as formas de tocá-los. O mais difícil será o pandeiro. É bom que estejam dois adultos na sala para a realização dessa atividade. Traga já feitos alguns instrumentos que considerar mais difícil, pois, quando as crianças visualizam o trabalho, fica mais fácil executá-lo.


15.1 CHOCALHO

Material:
1 lata de alumínio.
 Semente de feijão, milho, arroz ou pedrinhas.
Cola de bastão.
Fita adesiva.
Folhas de sulfite.
Tesouras sem ponta.
Giz, canetinhas.

Como fazer:
Divida a folha de sulfite em seis partes pequenas. Peça para as crianças fazerem desenhos pequenos para colar na lata. Cole com a cola o desenho na lata, só para que você consiga passar o durex transparente em torno de toda a lata, a fim de fixar melhor o desenho nela. Encha sua lata com a semente que você tiver ou com pedrinhas. Cada semente fará um barulho diferente e você poderá fazer vários chocalhos, conseguir diversos sons. Cole a tampinha. Aproveite  para colar outra figura por cima da tampa, para dar um acabamento bonito. Você pode passar o durex novamente vedando toda a lata, para que a tampa não caia.

15.2 TAMBOR

Material:
1 pote plástico ou 1 lata com tampa plástica (tipo lata de Nescau).
Barbante ou corda.
Folhas de sulfite.
Giz, canetinha.
Tesoura sem ponta.
Colher de pau, palito...


Como fazer:
 Enfeite os potes ou latas com as crianças fazendo um desenho para colar (como fez com os chocalhos), ou só pinte a lata com cola colorida.
Faça 2 furos no pote ou lata, passe o barbante e amarre por dentro.
Pendure no pescoço e toque com uma colher ou pedaço de pau - pode ser palito de sorvete .

15.3 PANDEIRO

Material:
1 prato plástico de vaso.
8 tampinhas achatadas.
Arames já cortados em pequenos pedaços com um alicate próprio.
Prego.

Como fazer:
1- O adulto irá abrir espaços nas laterais do prato de vaso, usando uma serrinha manual (dando um espaço de 8 a 10 cm entre uma fenda e outra).
2- Com um prego, faça um furo acima e um abaixo de cada fenda.
3- Fixe um pedaço de arame nos furos de cima e perfure o meio das tampinhas achatadas de garrafa.
4- Prenda o arame nos buracos de baixo, fixando bem as tampinhas no prato.
Como tocar:
Toque na sequência: primeiro bata o dedão, depois a ponta do dedo-médio, o punho e a palma da mão (tapa).


15.4 ZAMPONHA

Material:
Cano fino de PVC.
Fita-crepe.

Como fazer:
1-      Corte dois pedaços de cano PVC, um com 30 cm e outro com 20 cm, usando uma serrinha manual. É bom já trazer cortado de casa.
2-      Tampe um buraco de cada cano usando a fita-crepe.
3-      Com os buracos tampados virados para baixo, alinhe os canos por cima e grude-os com fita-crepe.

Como tocar:
Assopre a parte aberta do cano, buscando a embocadura ideal, e toque uma nota de cada vez.




15.5 REQUE-REQUE


Material:
Uma garrafa de água de 5 litros.
Um bastão.
Canetas ou canetinhas de plástico que já não escrevam.
Uma rolha ou a própria tampa da garrafa.
Cola, ou cola quente.

Como fazer:
Retirar o filtro onde as cargas das canetinhas ficam embebidas. Com a cola de contacto, ou cola quente, fazer a junção das canetas com as reentrâncias do garrafão de água. Deixar o tubo de uma caneta sem colar, pois servirá de bastão para tocar. Ao passar o bastão dum modo ritmado pelas canetas (a cola deve estar bem seca antes de tocar), logo ouvirá o som do REQUE-REQUE.

Como tocar:
Para baixo e para cima, para baixo e para cima.

15.6 TAN-TANS


Material:
Duas latas com capacidades diferentes.
Um cordel com cerca de dois metros.
Plástico forte e linha de costura.
Uma tesoura.

Como fazer:
Prender e esticar bem o plástico em cada uma das latas. Essa operação deve ser feita por duas pessoas: uma ata e a outra vai esticando o plástico. Depois de as duas latas terem o respectivo plástico bem esticado, atar uma lata à outra, de tal modo que os plásticos fiquem da mesma altura.

Como tocar:
É importante que os TAN-TANS tenham o plástico bem esticado. Com a ponta dos dedos bata ritmadamente no tambor maior e depois no pequeno, ou vice-versa. Os TAN-TANS seguram-se entre as pernas, para poder utilizar as duas mãos na sua execução. Tente acompanhar o ritmo de uma canção.