terça-feira, 7 de agosto de 2012

Brincadeiras cantadas:



  • Permitem a associação, espontânea e ao mesmo tempo organizada, do gesto com a sonoridade.
  • Trazem a transmissão de saberes culturais tradicionais a cada geração.
  • Elas fundem musicalidade, dança, dramatização, mímica e jogos.
  • Auxiliam no desenvolvimento da coordenação sensório-motora.
  • Educam o senso rítmico.
  • Estimulam o gosto pela música e pelo movimento.
  • Favorecem a socialização.
  • Perpetuam tradições.
  •  Favorecem o contato sadio entre meninos e meninas.
  •  Disciplinam emoções: timidez, agressividade, prepotência...
  • Incentivam a auto-expressão e a criatividade.


17- A TARTARUGA, A LAGARTIXA E O COELHINHO



Material: Nenhum.

Como brincar:
Essa é uma brincadeira que trabalha o andar no ritmo. Combine com as crianças que vocês serão tartarugas, depois lagartixas e finalmente coelhinhos. Na tartaruga, todos andarão bem devagar. Na lagartixa, todos andarão rápidos, e, no coelhinho, todos andarão em passos mais ligeiros pela sala, conforme o poema falado durante a brincadeira. Comece pela tartaruga:

“- U- ma tar-ta-ruuuuuu -gaaaaaa
an-da de-va-gaaaaaaar,
por-que su-a caaaaaaaaaaaaa-saaaaa
tem que car-re-gar!”
Repita várias vezes essa estrofe, enquanto todos caminham bem lentamente, um passo para cada sílaba - falada bem pausadamente. Depois mude para a lagartixa:
“-Uma lagarti-xa
anda bem depressa.
sobe na parede
sem querer con-ver-sa!”

Repita várias vezes essa estrofe, andando pela sala com as crianças, apressadamente. Por fim mude para o coelhinho:
“-Um coelhinho
anda ligeirinho
pega sua cenoura
e vai comer tudinho!”

Repita também essa última estrofe falando bem rápido, várias vezes, enquanto andam quase correndo pela sala. Depois volte ao passo da tartaruga.


18- ACERTE A MÚSICA
Material: Nenhum.
 Como brincar:
   Essa brincadeira não tem agitação, é uma brincadeira calma! Um dos participantes (participante A) deve pensar numa música cristã e dessa música escolher uma palavra que existe em sua letra. Os outros participantes terão que começar a dizer músicas que contenham a palavra, e quem que adivinhar a música escolhida pelo participante A vai comandar a próxima partida. Caso as músicas faladas não sejam a que o participante A escolheu, mas tenham a mesma palavra, comandará a próxima partida aquele que disse uma música primeiro!


19- DANÇA DA CADEIRA

Material:
Cadeiras.
Aparelho de som.
Um CD infantil de músicas cristãs.
   É outro tipo de brincadeira “musicada”. Arrume uma cadeira/banco para cada participante da brincadeira, mas deixe uma de fora. Por exemplo, se houver 10 participantes, serão necessárias nove cadeiras.
As cadeiras serão postas em círculo - com a parte de sentar voltada para fora - e os participantes ficarão girando em volta das cadeiras, ao som de uma música. Quando a música parar, todos deverão sentar-se rapidamente. Como há uma cadeira a menos, um participante ficará em pé e será eliminado da rodada. Na rodada seguinte, uma cadeira deverá ser retirada, seguindo o mesmo processo, até haver apenas dois participantes e uma cadeira. Dos dois últimos, o que sentar na cadeira vencerá!


20- BOM BARQUEIRO PASSARÁS!

Material: Nenhum.

Como brincar:
Primeiro temos que escolher dois participantes que farão a ponte, dando as mãos um para o outro, como se formasem uma casinha. Sem que o restante da turma saiba, eles decidem qual dos dois será a pêra e qual será a maçã.
 Os demais fazem uma fila que passará por debaixo da ponte.
A dupla que é a ponte irá falar ou cantar:

Passarás, passarás!
Mas algum há de ficar,
Se não for o da frente
Tem que ser o de trás.

Nessa hora, quando falarem “ de trás”, a dupla prenderá nos braços quem estiver passando e perguntará baixinho, sem que os outros ouçam:
 -Você quer pêra ou maçã?
O participante irá escolher e ir para trás de quem representa a fruta que ele escolheu. No final ganhará o participante que tiver mais gente atrás, ou seja, a fruta mais escolhida.


21- OVO CHOCO

Material:
Um lenço.

Como brincar:
Escolha uma criança para ficar com o lenço. A demais deverão sentar na roda com as pernas cruzadas. Quem estiver segurando o lenço correrá ao redor da roda enquanto o grupo fala:
 
Ovo choco
Está rachado
Quem rachou
Foi a galinha
Corre, cutia
Na casa da tia
Corre, cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Posso pôr?
Pode, sem demora
Antes que o ovo estora
Na panela de amora
Um, dois, três!
Fecha o olho de uma vez!
Todos fecham os olhos, e a criança que está em pé deixa o lenço cair atrás de alguém da roda. Depois todos abrirão os olhos e a criança que estiver com o lenço deverá pegá-lo e correr atrás de quem o jogou, antes que este se sente no seu lugar. Se conseguir pegar aquele que jogou, ele será o próximo a jogar o lenço; se não conseguir, quem jogou o lenço continuará segurando o lenço para jogar atrás de outra pessoa.

PS: COMPARTILHO MEU TRABALHO COM OBJETIVO DE TROCARMOS EXPERIÊNCIAS. NÃO  USE INDEVIDAMENTE ESSAS ATIVIDADES. CASO  USE PARA ALGUM TRABALHO, CITE A FONTE. DESDE JÁ, AGRADEÇO A COMPREENSÃO!

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