Quem sou eu

Minha foto

Olá! Sou professora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e trabalho com inclusão escolar na rede regular de ensino, desde 2003. Atualmente atuo na Sala de Recursos Multifuncionais, fazendo o Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiência, TGD e altas habilidades no contra turno da escola regular. Sou casada, tenho dois filhos pequenos (meus ruivinhos lindinhos) e um cachorro fofo. Nossa família é cristã e sempre se reúne para orar, ler a Bíblia e fazer estudos bíblicos com as pessoas. Gosto muito de ler, cantar, tocar violão, meia lua. Também escrevo livros infantis e gosto muito desse trabalho. Tenho quatro livros publicados pela Editora Árvore da Vida,  artigos sobre educação e um livro digital publicado pela Saraiva: Josias - pé na cidade, coração no rio. Outros livros estão em andamento! Possuo quatro blogs:

Espero que você goste! Boa leitura!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Atividades musicais para crianças

Oficina do serviço de música





Algumas atividades foram elaboradas pela irmã Ângela Salgueiro  e cedidas para nós.

ATIVIDADE 01: O QUE É A MÚSICA - Aline Begossi.

Material: cartaz e lápis.

Perguntar o que cada um pensa que é a música e pedir para escrever uma palavra no cartaz no centro da roda. O cartaz ficará disponível todo o tempo para que eles possam escrever outras palavras que expressem o que é a música ou o que eles forem descobrindo durante as aulas. Também podemos pedir que as crinças desenhem o que a música significa para elas.

ATIVIDADE MUSICAL 02 - CONHECIDOS PELO NOME - Ângela Salgueiro.
Material: nenhum
A.     As crianças deverão formar um círculo, em cujo centro ficará o professor.
B.     O professo apontará uma criança e esta dirá o nome.
C.     Os participantes deverão ficar atentos, porque, logo após a criança dizer o nome, todos verão acrescentar uma palma, ficando a sequência: nome – palma.
D.     O professor apontará outra criança par dizer o nome.
E.      A criança dirá o nome e todos deverão fazer a sequência: nome – palma, acrescida de um pulo; assim a sequência será: nome – palma – pulo
F.      Há também a opção de acrescentar outros sons, como batida de pé no chão ou estalo de dedos.
G.     Mesmo que haja muitas crianças, é melhor limitar em quatro o número de sons após o nome. Desta forma, obtém-se a seguinte sequência: nome – palma – pulo – batida de pé – estalo de dedos
H.     Esta atividade é muito apropriada para deixá-las atentas e treinar-lhes a memória auditiva.


ATIVIDADE 03- A MÚSICA E OS SENTIDOS  - Aline Begossi.
Material:  aparelho de som, cd, papel, lápis e venda.
Todos em roda, vão ouvir vários tipos de música. Enquanto ouvem, o professor vai pedir que  eles desenhem o que a música os faz lembrar, sentir. Começarão desenhando com as mãos livremente, depois com os olhos vendados, o professor falará alguma palavras ou frases para que eles desenhem. Ex. uma comida, um lugar, um cheiro, um objeto...Depois, ainda com os olhos vendados, eles desenharão com os pés e com a boca.

ATIVIDADE 04– BARRIGA BALÃO
Material: bexiga, aparelho de som, cd
Parte 1 - Ângela Salgueiro.
  1. Disponha as crianças em círculo e peça que cada uma coloque a mão na barriga.
  2. Apresente uma bexiga cheia e explique que a barriga de cada uma deve fazer o que você fizer com a bexiga. Assim, quando você soltar o ar, elas deverão soltar o ar e deixar a barriga murchar. É como se a bexiga fosse a barriga delas.
  3. Dê uns 3 sopros na bexiga. Todos deverão inspirar e encher a barriga em 3 tempos também. Ao soltar o ar da bexiga, o ar faz um som que poderá ser imitado, como: fffffffff. Você poderá encher em 10 tempos e soltar também em 10. Fica divertido. Devemos deixar os ombros bem relaxados.
  4. Dê uma bexiga vazia a cada uma das crianças e convide algumas delas para fazerem o exercício.
Este exercício não deve se restringir somente para esta atividade.
Parte 2  - Aline Begossi.
Depois iremos brindar de soltar o ar da bexiga com diferentes sons. Vamos ouvir a história da Joanita, não grita. Vamos na sequência usar as diferentes formas de produzir o som para aquecer a voz: O da abelha, o do telefone e da sobremesa. Usar a canção do Cd “A vez da voz” -  “Cuidados com a voz.”
Parte 3  - Aline Begossi.
As crianças deitam no chão, como bexigas murchas. Na sequência, o professor irá encher as bexigas de ar e elas irão levantando devagar, conforme vão ficando cheias. O professor finge que amarra a bexiga e ela irá dançar como bexiga ao som da música. Ao terminar de encher todas as bexigas, o professor irá estoura-las e elas deverão explodir, caindo no chão.
ATIVIDADE MUSICAL 05 – APONTE O SOM - Ângela Salgueiro.


Material: venda para os olhos e diferentes objetos que produzam som
A.     Escolhemos algum material que produza um som característico (molho de chaves, copo descartável amassado, papel barulhento ou qualquer outro objeto de fácil manuseio).
B.     Colocamos as crianças sentadas e pedimos para que fechem os olhos e se acalmem e se concentrem no som que vão ouvir.
C.     Ao ouvir o 1º som  elas devem apontar de onde ele é produzido com o indicador da mão direita.
D.     Andamos pela sala para que apontem seguindo a fonte sonora.
E.      Ao mudar para o 2º som, elas devem acompanhar com o indicador da mão esquerda.
F.      Podemos ficar um pouco estacionados nesta mudança para que todos façam a mudança de mãos e apontem corretamente.
G.     As crianças deverão desenhar numa folha de papel quais objetos foram usados.

ATIVIDADE MUSICAL 06- A TARTARUGA, A LEBRE E A LAGARTIXA  - Aline Begossi (canção popular)

Material: Nenhum.
Como brincar:
Essa é uma brincadeira que trabalha o andar no ritmo. Combine com as crianças que vocês serão tartarugas, depois lagartixas e finalmente coelhinhos. Na tartaruga, todos andarão bem devagar. Na lagartixa, todos andarão rápidos, e, no coelhinho, todos andarão em passos mais ligeiros pela sala, conforme o poema falado durante a brincadeira.
Comece pela lesma: Contando 1,2,3,4 mentalmente, para marcar o tempo da música,  trocamos o passo no tempo 1 (marcado na música por negrito).

Aaaaaa dona Lees-ma raste-ja devagaaaaaar
Cami-nha lentamente quase não sai do lugar”
Em seguida vá para a tartaruga. Ela anda um pouquinho mais rápido que a lesma, mas ainda é lenta.  Contando 1,2,3,4 mentalmente, para marcar o tempo da música,  trocamos o passo nos tempo 1 e 3 (marcado na música por negrito).

“- U- ma tar-ta-ruuuuuu -gaaaaaa
an-da de-va-gaaaaaaar,
por-que su-a caa-sa
tem que car-re-gar!”
Repita várias vezes essa estrofe, enquanto todos caminham bem lentamente, falando a canção bem pausadamente. Depois mude para a lagartixa. Contando 1,2,3,4 mentalmente, para marcar o tempo da música,  trocamos os passos nos tempo 1, 2, 3 e 4 (marcados na música por negrito):
“-Uma lagartii-xa
anda bem depressa.
sobe na parede
sem querer con-ver-sa!”

Repita várias vezes essa estrofe, andando pela sala com as crianças, apressadamente, uma passada para cada sílaba. Por fim mude para o coelhinho, que é muito ligeirinho. Contando 1,2,3,4 mentalmente, para marcar o tempo da música,  trocamos o passos  da seguinte maneira:  dois passos para cada tempo, ou seja, dois passos no 1, duas passados no dois, duas no tempo 3 e duas no 4 (marcado na música por negrito).

“-Um coelhinho
anda ligeirinho
pega sua cenoura
e vai comer tudinho!”

Repita também essa última estrofe falando bem rápido, várias vezes, enquanto andam quase correndo pela sala. Depois volte ao passo da lesma.

 ATIVIDADE MUSICAL 07 – LIGA-DESLIGA - Ângela Salgueiro.
Material: aparelho de som.
  1. Selecione uma canção conhecida pelas crianças e que esteja gravada profissionalmente em um CD.
  2. Ao sinal do professor, as crianças interrompem o canto como se fosse um rádio que tivesse sido desligado.
  3. Continuam, porém, cantando mentalmente.
  4. A um novo sinal, elas prosseguem o canto como se rádio tivesse sido ligado novamente.
  5. Palmas podem ser usadas inicialmente para acompanhar a música.
ATIVIDADE 08 – CANÇÃO DO DESERTO (USO DE INSTRUMENTOS E DO PAU DE CHUVA).  Canção popular. Atividade  - Aline Begossi.
Material: instrumentos musicais de percussão e pau de chuva.
Cantar a canção com todos abaixados no chão, todos são as flores no deserto. Conforme vamos cantando, vamos subindo e alguém, que será o plantador, regará a terra com a água (vai usando o pau de chuva virando-o devagar de modo a produzir o barulho da chuva). Na parte do Zum, todos pegam os chocalhos e meia lua para fazer o som com a canção.

             No deserto ele plantou
E a terra verde ficou
O perfume de flores no ar
Zum galigaligali
Zum gali gali
    Zum galigaligali
     Zum gali gali
Zum
Zum
Zum



ATIVIDADE MUSICAL 09 - FAÇA O QUE EU FALO - Ângela Salgueiro.
Material: nenhum
  1. Dispomos as crianças em círculo.
  2. Vamos dar a seguinte orientação: “Olhem para mim e façam o que eu falo”.
  3. Começamos com a ordem mão no nariz e colocamos nossa mão no nariz.
  4. Continuamos dando outras ordens tipo: “Mãos nos joelhos!”, “Mão no coração!” e fazemos o gesto correspondente.
  5. Em determinado momento dizemos uma coisa e fazemos outra. Ex. “Mão no joelho”, e colocamos a mão no nariz. É muito engraçado porque na 1ª vez que fazemos isto a maioria faz o que fazemos e não o que falamos.
  6. Segue-se  a brincadeira, e elas passam a ficar mais atentas.

Esta atividade é excelente para o treino de concentração auditiva das crianças e é muito bem aceita por elas. É realmente um desafio para crianças que ficam horas concentradas em jogos eletrônicos, computador e televisão.  Estas crianças geralmente têm concentração visual grande, mas em contrapartida sofrem perda na concentração auditiva. Isto pode gerar dificuldade escolar e até no relacionamento familiar, pois a criança é desatenta no ouvir. 

ATIVIDADE MUSICAL 10 - PASSA A BOLA - Ângela Salgueiro.
Material: bola
  1. Disponha as crianças em círculo.
  2. Faça passar uma pequena bola de uma criança para outra à medida que cantam (sem disco)
  3. Iremos aumentar gradativamente a velocidade da música como está na gravação da canção “Deus nos chama pelo nome”, faixa 1 do BD2.
  4. Quando chegar a frase “Então nos diga qual é o seu?”, quem estiver com a bola para e dirá o seu nome.
  5. Se o grupo for grande, coloque num círculo dentro do maior as crianças que já falaram o nome. À medida que o número aumenta, formam um círculo fora e continuam a bater palmas.