- Nessa faixa etária as crianças se comunicam usando frases completas para dizer o que desejam, o que sentem, para dar opiniões e escolher o que querem.
- As crianças são muito criativas, gostam de inventar histórias. A brincadeira de faz-de-conta ajuda a desenvolver o pensamento delas, que agora se apóiam nas idéias e nas palavras.
- Elas já são capazes de imaginar além do que estão vendo. As famílias devem convidar as crianças a contarem suas histórias.
- Têm mais domínio sobre suas ações e movimentos e permanecem mais tempo brincando em atividades que exigem atenção, como encaixe de pequenas peças, recorte, colagem, desenho.
- Sua habilidade de ouvir e sua atenção aumentaram.
- Já sabem segurar lápis, gravetos e desenhar formas que parecem sol, bonecos, casas. Pelo desenho, elas expressam o que veem e sentem.
- Esse é o primeiro passo no aprendizado da leitura e da escrita.
- O pensamento e a linguagem das crianças estão se tornando mais complexos. As crianças se expressam com mais clareza. Aumentam rapidamente seu vocabulário.
- Fazem muitas perguntas. Querem saber "como" e "por quê".
- Possuem duas características: o egocentrismo - querem ser o centro das atenções - e o narcisismo- a necessidade de serem admiradas.
- Não diferenciam bem entre a realidade externa e os produtos da sua fantasia infantil.
- Desenvolvem o sentido do "eu".
- Têm mais noção de limites (meu/teu/nosso/certo/errado).
- Tempo não tem significação e a vida é o momento presente.
- Precisam de imagens para completar, ou sugerir os textos; as palavras devem corresponder às figuras.
- Entendem textos curtos e elucidativos.
- Para ela os objetos são dotados de vida e vontade.
Aline Caetano Begossi
Nenhum comentário:
Postar um comentário