terça-feira, 7 de agosto de 2012

CONFECCIONANDO BRINQUEDOS DE SUCATA


Combine previamente com as crianças os materiais necessários para a confecção de cada brinquedo. Você pode fazer um por vez, de forma que, depois de um tempo, as crianças tenham todos os brinquedos e saibam brincar com eles. Mande um bilhetinho para os pais, uma semana antes, combinando que tipo de material eles terão que trazer para fazer seu brinquedo, mas leve uns a mais no dia, no caso de haver uma criança nova ou alguma que se esquecer do seu material.

 16.1 BILBOQUÊ:

Material:
Jornal.
Fita crepe.
Uma garrafa pet.
Rolo de barbante.
Cola.
Anilina.
Pincel.
Tesouras sem ponta.

Como fazer
Recorte uma garrafa de refrigerante de 2 litros ao meio, aproveitando a metade com o bico e a tampa da garrafa. Faça uma bola de jornal, do tamanho da mão da criança, passando fita crepe ao redor dela, para que ela fique bem compacta. Amarre a bola na extremidade de um pedaço de barbante de aproximadamente 30 cm. Amarre a outra extremidade do barbante sobre a tampa da boca da garrafa e passe fita crepe sobre ela para fixar bem o barbante. Peça para as crianças enfeitarem a garrafa, pintando-a com cola colorida (que pode ser feita usando cola comum, misturada com gotas de anilina líquida). Quando o brinquedo secar, é só brincar!

Modo de brincar:
Segurar o bilboquê pela parte do gargalo da garrafa. Com um movimento repentino para cima, tentar colocar a bolinha que está presa pelo barbante, à parte exterior, dentro da garrafa.


16.2 PÉ DE LATA:

Material:
Duas latas por criança.
Rolos de barbante.
Etiquetas brancas adesivas.
Lápis, canetinha.
Um prego e um martelo para furar as latas (a serem usados somente pelo adulto coordenador da brincadeira).

Como fazer:
Faça dois furos opostos no fundo de uma lata de achocolatado ou leite em pó. Passe uma corda de náilon de 1,2 metros pelos furos da lata e una as extremidades com um nó bem forte dentro do recipiente. Coloque a tampa. Decore as etiquetas adesivas com desenhos das crianças em torno de toda a lata. Faça o mesmo com outra lata.

Como brincar:
As crianças sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas cordas. Você pode aproveitar para brincar com elas de apostar uma corrida, andar para trás, de costas, ou vencer um percurso com obstáculos.

16.3 BARANGANDÃO ARCO-ÍRIS:

Material:
Rolos de papel crepom de várias cores.
Tesouras sem ponta.
Jornal.
Rolo de barbante.
Fita crepe.

Como fazer:
Dobre uma folha de jornal até ficar pequena e bem compacta. Corte tiras de papel crepom colorido, una as pontas dessas tiras e faça um “sanduíche” com o jornal dobrado, de forma que as outras pontas das tiras de crepom fiquem bem soltas. Amarre o sanduíche numa das pontas de um pedaço de barbante, do tamanho do braço da criança. Passe fita crepe em volta do sanduíche para prender melhor o barbante.

Como brincar:
 É só girar, girar e jogar para cima. O papel colorido forma um bonito arco-íris quando girado e faz um som muito interessante! Coloque um hino para que eles dancem com seu Barangandão, ao som da música.

16.4 BOLICHE:

Material:
Seis garrafas pet.
Cartolinas.
Sulfites.
Tintas, canetinhas, giz de cera, lápis de cor.
Jornais velhos.
Fita crepe.

Como fazer:
Lave previamente as garrafas e deixe que elas sequem bem. Para cada jogo são necessárias seis garrafas. Não é necessário fazer um jogo para cada criança, mas um para ficar na sala das crianças.
Peça para as crianças fazerem desenhos em folhas de sulfite e engarrafe os desenhos, para enfeitar o jogo de boliche. Feche bem com a própria tampa da garrafa. Faça círculos na cartolina, recorte e faça números grandes, do um ao seis. Cole cada número numa garrafa. Faça uma bola de jornal grande e compacta e feche-a bem, envolvendo-a com fita crepe.

Como brincar:
 Disponha as garrafas, de modo que as seis formem um triângulo. Coloque as crianças em fila e numa boa distância das garrafas. Uma criança de cada vez, todas deverão rolar a bola no chão, com o objetivo de tentar derrubar o maior número de garrafas possível. Conte com eles quantas garrafas cada um conseguiu derrubar. Você pode até organizar um jogo entre equipes: a equipe que somar o maior número de garrafas derrubadas ganha o jogo.

16.5 VAI E VEM:

Material:
Dois fios de varal.
Duas garrafas de plástico descartáveis.
Quatro carretéis de linha (sem linha).
Tesoura sem ponta.
Cola.
Uma longa tira de papel crepom.
Modo de fazer:
Corte as garrafas com a tesoura e separe as bocas que serão as partes úteis. Junte as duas partes cortadas da boca da garrafa. Não precisa colar, é só encaixar uma na outra. Enfeite o brinquedo enrolando a faixa de papel crepom nas garrafas, cole a ponta para não soltar. Passe os varais pela boca das garrafas, deixando dois fios de varal pendurados de cada lado. Amarre as quatro pontas dos dois fios em um carretel e o vai e vem está pronto!
Como brincar: 
Cada criança fica numa ponta do vai e vem. Uma abre os braços e o brinquedo vai deslizar pelo fio até a outra criança. Então é a vez de a outra abrir os braços, dando propulsão para o Vai e Vem chegar até a primeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário