Quem sou eu

Minha foto

Olá! Sou professora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e trabalho com inclusão escolar na rede regular de ensino, desde 2003. Atualmente atuo na Sala de Recursos Multifuncionais, fazendo o Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiência, TGD e altas habilidades no contra turno da escola regular. Sou casada, tenho dois filhos pequenos (meus ruivinhos lindinhos) e um cachorro fofo. Nossa família é cristã e sempre se reúne para orar, ler a Bíblia e fazer estudos bíblicos com as pessoas. Gosto muito de ler, cantar, tocar violão, meia lua. Também escrevo livros infantis e gosto muito desse trabalho. Tenho quatro livros publicados pela Editora Árvore da Vida,  artigos sobre educação e um livro digital publicado pela Saraiva: Josias - pé na cidade, coração no rio. Outros livros estão em andamento! Possuo quatro blogs:

Espero que você goste! Boa leitura!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Como organizamos o serviço de crianças aqui em Campinas

Nessa postagem vou mostrar como organizamos o serviço de crianças aqui em Campinas.
Bom, antes de tudo, preciso explicar que temos serviço sexta, sábado e domingo. Sexta no local 1, sábado nas casas de reuniões espalhadas em 7 bairros de Campinas e domingo novamente na casa 1.

Montamos uma escala geral, que é essa abaixo:

Quadro Geral do serviço de crianças: julho a dezembro              de 2012.







Cada irmão que serve recebeu uma escala dessas por e-mail e impressa no início de julho.
Além disso, toda terça feira anterior ao dia em que o irmão irá servir, nós mandamos em e-mail ou recado no facebook para os irmãos que irão servir no final de semana, a fim de lembrá-los do serviço. Isso tem funcionado bem. Mandamos as lições por e-mail também. Quem não tem e-mail, recebe a lição em mãos. Cada lição vem com a história, proposta de atividade e proposta de brincadeira.
Costumamos mandar e-mails assim:

Exemplo de e-mail relembrando o serviço:


"Amados,
Estão escalados para o serviço,

Sexta feira,26/10 casa 1, Aline Begossi. Porém não posso servir ainda e não vamos estar por causa da vida saudável. Deiviton, vc ficaria para mim? Passo por email depois.
Sábado,27/10 casa 5, Bom Depósito 4 lç 73 Klaas e Fátima, passo depois por e-mail.

Domingo, casa 1, 28/10 
  • Berçário: Valdirene, Dri Onaga e Flávia. Re e Lívia, vcs podem avisar a Valdirene?
  • 3 a 6 Josidelma e Manoel  Pegar a lição com a Sulaine.
  • 7 a 9 José e Delma, troca com Kadú.
  • 10 a 11 Paula.

  
Amados, retornem esse e-mail com um ok. Caso vc não possa servir, troque com outro irmão da listagem e nos comunique.Não esqueçam de desligar os ventiladores e aparelhos de som logo após o término do serviço.
Que o Senhor nos abençoe no serviço e abençoe ricamente a cada um de vcs!
Jesus é o nosso Senhor!
Na comunhão,
Aline Begossi"

Coordenação:

Existe um grupo de irmãos coordenando cada faixa etária e dia do serviço. Cada coordenador é responsável por entregar a lição para os irmãos, uma semana antes do  dia do serviço.
De domingo, onde o serviço costuma ser maior por causa da reunião de Partir do Pão, as crianças são divididas da seguinte maneira:
  • berçário
  •  3 a 6
  •  7 a 9
  • 10 a 11. 
Além da coordenação da sexta feira e de sábado nos diferentes locais.
Na casa um temos 4 salas de serviço de crianças e uma sala multi disciplinar. Essa sala é especial, pois as paredes são pintadas com desenhos muito bonitos. Essa sala possui livros, TV e DVD, instrumentos musicais,  fantasias, fantoches e um espaço para teatro. Segue abaixo as fotos dessa sala.















Serviço de Sexta:
  • Na sexta à noite, casa 1, temos um único serviço de crianças de 3 a 11 anos. O berçário fica por conta das mães, pois são pouquíssimas crianças.
  • Mandamos a lição da seguinte maneira:

Amém irmãos!
Cronograma do serviço:

De sexta feira - sala multi disciplinar. 

1-Roda de conversa - cada um fala sobre algo da semana.
2-Oração. Todos precisam orar, um a um.
3-Filme (histórias bíblicas da Ciranda Cultural, são excelentes!). Passar o DVD com a história do Filho Pródigo. Sugiro apagar a luz e sentar com as crianças num semi círculo no tapete, usando as almofadas, criando um ambiente propício para que elas sosseguem. Não deixe as crianças conversarem ou andarem durante o filme.
4- Conversa sobre o que entendeu, o que não entendeu e o que mais gostou da história. Em roda, cada um fala na sua vez. Você pode perguntar se alguém quer responder as perguntas e dúvidas que forem levantadas. Se não houver candidatos, você mesmo responderá as dúvidas.
5- Atividade Musical 
6- Brincadeira


Atividade Musical:

O caminho sonoro 
Material: 
instrumentos musicais e uma venda para os olhos.

            O desenvolvimento auditivo e a exploração do fenômeno sonoro são os dois eixos básicos do trabalho de Percepção Sonora.
Separe vários instrumentos que tiver à sua disposição: estão todos na estante da sala. Coloque as crianças numa roda e vá passando cada instrumento escolhido, um por vez pedindo às crianças que façam um som com aquele material. Aproveite cada som feito e faça a análise. Depois da exploração sonora, junto com as crianças, escolher o som que foi mais interessante.  Tirar uma criança da sala, distribuir novamente os objetos espalhando os componentes pela sala. Cobrir os olhos da criança que está fora da sala e guiando-a faça um caminho pela sala, sendo que cada vez que vocês passarem por uma criança esta tem que tocar o seu instrumento. A criança com os olhos vendados tem como missão identificar o som escolhido anteriormente pela classe.
O que desenvolvemos com esta atividade?
Concentração – Orientação Espacial pelo Som – Memória Auditiva – Discriminação de vários Timbres – Imaginação Sonora.

Brincadeira:

ELEFANTE COLORIDO
Material: Nenhum.   
Como brincar:
Esta é uma brincadeira bem simples. Alguém começa gritando a frase:
-Elefante colorido!
E o restante do grupo responde:
-Que cor?
O primeiro diz uma cor qualquer:
-Azul!
 Então começa uma espécie de pega-pega, onde todos devem fugir do pegador, tentado alcançar qualquer objeto que possua a cor mencionada, pois esse será o “pique”. Enquanto isso, a criança que começou a brincadeira tenta pegar uma criança que não está com a mão na cor indicada, no caso, o azul. Se conseguir, a criança pega irá “reger” a próxima partida.


Serviço de Sábado:


No sábado, cada casa de reunião é responsável pelo seu serviço de crianças. Na casa cinco, onde me reúno, temos uma média de 15 crianças de 2 a 11 anos, que ficam todas juntas. Procuramos atender todas essas faixas.Segue um exemplo de e-mail mandado para os irmãos com o serviço desse dia:

Amados, 
Amém!

Segue a lição, Bom Depósito 3, lição 73, Elias. Enfatizar o quanto Deus cuidou de Elias enquanto os profetas eram perseguidos por Jezabel. Eles já ouviram a história de Jezabel e Acabe, não precisa enfatizar tanto os dois, mas mostrar mais a história de Elias, que ele não temeu falar o que tinha para dizer, e que Deus cuidou dele, com a viúva, os corvos...
Sugiro, 

  1. Roda de conversa sobre a semana: é bom porque eles vão contando o que fizeram e tira a ansiedade deles de falar.
  2. Oração - todos devem ser incentivados a orar
  3. Contar a história - pode usar a bíblia infantil que temos na sala.
  4. Atividade - coloquei três no anexo como sugestão. Tem uma mais simples que é para os pequenos, uma intermediária para os de seis a sete anos e uma difícil, para os de 8 a 11.
  5. Atividade musical - brincadeira que está no anexo
  6. Arrumar a sala para sair - todas as crianças devem ajudar nessa tarefa importante
  7. Lanche.

Mandamos para os irmãos os anexos da lição do Bom Depósito.


Esse é o volume quatro do livro do Bom Depósito. Ele é um livro que prepara o professor e não para ser aplicado diretamente com as crianças. Contém propostas de lições que ensinam a Bíblia na sequência, brincadeiras, atividades musicais e cds com  canções relativas as histórias.

 Anexo da lição.



















Anexo das atividades:

Como temos crianças de 3 a 11, colocamos em alguns momentos atividades diferenciadas, atendendo a cada faixa etária e em outros momentos oferecemos às crianças a mesma atividades, mas fazemos exigências diferentes para cada grupo de idade.
Segue três exemplos de atividades, que utilizamos desse livro:


Caderno de atividades. Sociedade Bíblica do Brasil.
Farei uma postagem posterior com bons materiais, com propostas de atividades. Abaixo postarei  um dos exemplos de atividades desse livro.







Atividade fácil, para os de 3 a 6



Proposta do domingo:

  • Berçário: depois farei uma postagem só para o berçário.


  • 3 a 6:
Mandamos um e-mail para os irmãos com as histórias simplificadas pela irmã Luciana Saldini e com proposta de como contar e de atividade. Segue um exemplo de e-mail.



Amados,
Segue a lição, a proposta de como contar e  a sugestão de atividade.
                                            
JESUS ACALMA A TEMPESTADE
                                                    (Mc 4:35-41; Mt 8: 23-27; Lc 8: 22-25)

Jesus tinha acabado de terminar um longo dia em que esteve ensinando as pessoas sobre Deus. No final do dia, todos os discípulos entraram no barco.
Jesus disse: “Vamos atravessar para o outro lado.”
Assim partiram da praia para atravessar o Mar da Galiléia.
Um pouco depois, um vento forte começou a soprar. As ondas estavam ficando altas também. As ondas ficaram tão grandes que começou a entrar água no barco. Estavam afundando!
Jesus estava dormindo na popa do barco. Os discípulos foram acordá-lo.
Disse os discípulos: “O Senhor não se importa que morramos?”
Jesus se levantou. Olhou para fora do barco e disse: “Acalme-se, fique quieto!” Tão logo falou essas palavras, o vento parou de soprar e as ondas se acalmaram.
Jesus disse: “Por que vocês estão com medo? Como é que vocês não têm fé?”
Então ficaram mais amedrontados ainda e disseram um para o outro: “Quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?
Continuaram navegando até alcançar o outro lado do mar.



                                             Jesus acalma a tempestade 28/10/12

Utilizar os fantoches para contar história. Sugestão: Utilizar folhas das árvores para fazer de personagens e contar a história ou utilizar os fantoches para contar história.
Objetivo do trabalho: Jesus está sobre o controle de nossas vidas. Ele cuida de todas as coisas. Seu poder está em todas as coisas da Terra.
Atividade: Desenhar sobre a história com giz de lousa molhado na água com cola na folha colorida de cartolina. (recortada em quadrado)
ou
Atividade: Recortar um barco na lixa e depois colar na cartolina (recortada em quadrado). Pedir que as crianças desenhem os personagens nesta folha.

As vezes sugerimos brincadeiras como essa, proposta aqui no blog no link:


1- JESUS ACALMA A TEMPESTADE

Material:
Um lençol de casal (azul de preferência).
O desenho de um casco lateral do barco, feito no começo da brincadeira pelas próprias crianças, numa folha grande de papel kraft, ou em quatro cartolinas unidas em fileira por fita crepe.

Como brincar:

Conte a história de Lucas 8: 22-33 ou a de Mateus 14:22.
Escolha quatro crianças para segurarem o lençol. Um para ser o Senhor, outro para ser Pedro, e os demais, os discípulos. Todos os discípulos deverão ficar como que num barco, atrás do desenho do barco feito por eles, ao lado do lençol grande.
Comece narrando a história. As crianças que seguram o lençol começam a agitá-lo fortemente. Então eles veem a criança que interpreta Jesus vindo e gritam atemorizadas. Essa criança pisa sobre o lençol, que continua a ser agitado. Pedro pede para andar também e sai do barco em direção a Jesus, mas ele tem medo e começa a afundar, pedindo socorro. O Senhor o salva.
Pode-se interpretar Lucas 8:22. O barco está sobre o lençol, que vai sendo agitado. O Senhor dorme e eles gritam de medo. Então Jesus levanta-se e repreende as ondas e o vento. Nesse caso podemos também usa a música “Seguro em Suas mãos” do CD “Sou criança, sou feliz”, faixa 17. Ensine as crianças a cantarem a música.
Nos dois casos, o adulto que está coordenando a brincadeira deve incentivar as crianças a interpretarem o papel, como se estivessem na situação dos discípulos. Mudar a entonação da voz nos momentos mais importantes e ir narrando os acontecimentos para que eles consigam entrar na história.



  • 7 a 9:


Segue o e-mail do serviço da seguinte maneira:


 
Bom dia com o Senhor!!!
 
Amado
 
Você está escalada no serviço de crianças 7-9 anos  para este Domingo 2810.2012, estamos enviando em anexo :
 
   9:15hs às 10:30h:   

  Os dez servos e as dez minas Lc 19:11-27 (revisão)
 Dinâmica em grupo: Investimento

 
   10:31h às 11:00h convidamos  todos os irmãos que servem para fazer uso dos dois espaços que temos : a quadra e  a sala multidisciplinar /*sugestões de brincadeiras (ver blog ) *Quando terminar o serviço,  pedimos a  gentileza de guardar os materiais  e deixar limpo o espaço utilizado;
  Os irmãos escalados chegarem  mais cedo para organizar a sala e receber as crianças.
 
  Site do blog: 
 
*O Senhor nos escolheu  para sermos aperfeiçoados no seu amor com encargo, discernimento e sabedoria ;
 
Jesus é o nosso amado Senhor !!!
 
Na comunhão,

irmã Regina 
irmão Deiviton 

Anexo desse e-mail:

Os irmãos têm usado esse livro: 


Dinâmicas Criativas Para o Ensino Bíblico(Débora Ferreira da Costa) da Editora CPAD trás a  Palavra de Deus, o objetivo da palavra, um texto para leitura em grupo e dinâmicas inéditas para serem realizadas com o grupo. É específico para idade de 7-9 anos.



  • 10 a 11:

Agora estamos usando o livro:

Estrelas que brilham. Editora Árvore da Vida.
Dividimos o livro assim, para facilitar a leitura com as crianças:

Lição 1- Estar perto pg.14 e 15
Lição 2 - Palavra, Espírito e Vida pg. 15 a 18
Lição 3 - O Espírito da Realidade, o outro consolador pg. 18 a 23
Lição 4 - Alimento e Vida pg. 23 a 29
Lição 5 - Servo, testemunha e Mártir pg. 37 a 38
Lição 7 - Toda a Bíblia revela Cristo pg. 39 a 41
Lição 8 - Servo pg. 41 a 47
Lição 9 - Testemenha e Mártir. Pg 47 a 49
...

Mas já usamos o livro Crescer de modo Digno - Família e Viver de Modo Digno - 
Segue o link com a postagem que fiz, mostrando como usamos esse livro:


Amados, espero ter ajudado com essa postagem.
Na comunhão, 
Aline Caetano Begossi.