Quem sou eu

Minha foto

Olá! Sou professora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e trabalho com inclusão escolar na rede regular de ensino, desde 2003. Atualmente atuo na Sala de Recursos Multifuncionais, fazendo o Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiência, TGD e altas habilidades no contra turno da escola regular. Sou casada, tenho dois filhos pequenos (meus ruivinhos lindinhos) e um cachorro fofo. Nossa família é cristã e sempre se reúne para orar, ler a Bíblia e fazer estudos bíblicos com as pessoas. Gosto muito de ler, cantar, tocar violão, meia lua. Também escrevo livros infantis e gosto muito desse trabalho. Tenho quatro livros publicados pela Editora Árvore da Vida,  artigos sobre educação e um livro digital publicado pela Saraiva: Josias - pé na cidade, coração no rio. Outros livros estão em andamento! Possuo quatro blogs:

Espero que você goste! Boa leitura!

domingo, 23 de setembro de 2012

Como contar histórias de formas diferentes! Parte 2 -Culinária.

Aline Caetano Begossi

Continuando a falar sobre como fazer para contar as histórias e chamar a atenção da criançada, vou colocar mais uma experiência aqui:
Precisava ensinar para as crianças a história de 1 Reis 17:8-16. É sobre a viúva que não tinha o que comer, mas mesmo assim fez um bolo e o serviu ao servo do Senhor, Elias. Decorei a história e a contei na cozinha do local de reuniões, enquanto fazia um bolinho juntamente com eles. 
Combinei que nós éramos a viúva da história e que iríamos preparar esse bolo, mas deixei bem claro para as crianças que nós iríamos usar outros ingredientes, pois a Bíblia diz que a viúva só tinha um punhado de farinha e azeite. Chamei a atenção deles para o fato dela, mesmo não tendo nada, oferecer tudo o que tinha! 

A passagem é essa de 1Reis 17:8-16.

"Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.
E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão.
Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.
E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias. "
1 Reis 17:8-16


Bolo na caneca


Bom, trouxe a receita do bolo de caneca. Havia 16 crianças, de 3 a 10 anos. Fizemos um bolinho para cada duas crianças. Ele é fácil de fazer e é assado no microondas. Como não havia combinado previamente com eles, levei os ingredientesde casa, mas você pode combinar para que cada criança traga um ingrediente, conforme a quantidade que você quer preparar. Ele dá uma porção pequena, do tamanho da xícara. As crianças amaram ouvir a história na cozinha e ajudar a preparar os bolinhos! Eles são assados rapidinho no microondas. As crianças faziam até contagem regressiva olhando o timer do microondas. Foi muito divertido!
Segui a receita do site TUDOGOSTOSO da uol. Segue o link:

Achei até essa imagem bacana na internet, para as crianças que não leem. Não é legal?




Ingredientes




  • 1 ovo pequeno
  • 4 colheres (sopa) de leite
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
  • 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
  • 1 colher (café) rasa de fermento em pó


  • Modo de Preparo

    1. Na própria caneca onde irá consumir, coloque o ovo e bata bem com um garfo
    2. Coloque o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate e bata mais
    3. Coloque a farinha de trigo e o fermento e misture delicadamente até encorpar
    4. Leve ao forno microondas por 3 minutos em potência alta
    Dicas

    • A caneca deve ter capacidade mínima de 300 ml.
    • A massa crua é mais mole que um bolo normal, mas não aumente a farinha, senão o bolo ficará duro.
    • Pode ser servido quente, com caldas, coberturas, castanhas, sorvete e o que mais a imaginação mandar.