Quem sou eu

Minha foto

Olá! Sou professora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e trabalho com inclusão escolar na rede regular de ensino, desde 2003. Atualmente atuo na Sala de Recursos Multifuncionais, fazendo o Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiência, TGD e altas habilidades no contra turno da escola regular. Sou casada, tenho dois filhos pequenos (meus ruivinhos lindinhos) e um cachorro fofo. Nossa família é cristã e sempre se reúne para orar, ler a Bíblia e fazer estudos bíblicos com as pessoas. Gosto muito de ler, cantar, tocar violão, meia lua. Também escrevo livros infantis e gosto muito desse trabalho. Tenho quatro livros publicados pela Editora Árvore da Vida,  artigos sobre educação e um livro digital publicado pela Saraiva: Josias - pé na cidade, coração no rio. Outros livros estão em andamento! Possuo quatro blogs:

Espero que você goste! Boa leitura!

domingo, 16 de setembro de 2012

Como contar histórias de maneira diferente. Parte 1.

Bom, num desses domingos, eu servi na sala das crianças da igreja em Campinas e minha tarefa era contar para eles a história do Pentecostes. Achei difícil, pois estava com a faixa de 3 a 6 anos, mas pensei em formas de adaptar a lição para que eles conseguissem entender e guardar a história.
O texto está em Atos 2 . Segue o link:  http://www.bibliaonline.com.br/aa/atos/2
Fui contando a história usando velinhas coloridas. O legal é você comprar de várias cores, porém eu improvisei com as que tinha. A ideia de usar várias cores é para que as crianças saibam que, aqueles homens que estavam ouvindo os discípulos do Senhor, vinham de diferentes países e por isso, falavam em diferentes línguas. Usei as velas para representar os que receberam o Espírito Santo e enquanto contava a história, fui acendendo o fósforo para representar as línguas "como de fogo", que vinham do céu e caíam sobre os discípulos, que passaram a a pregar nas diferentes línguas, de modo que os presentes conseguiam ouvir a pregação na sua própria línguagem.
As crianças ficaram muito impressionadas com a história!

Seguem as fotos:


















Como atividade, fiz a técnica do giz com vela, que eles gostam bastante! A técnica consiste em acender a vela e usar giz de cera (precisa ser giz grande e grosso para que as crianças não queimem os dedos).
Você aproxima o giz da chama, por alguns segundos e depois faz o desenho no papel. O calor derrete a cera e dá um efeito bonito no desenho, pois a cera do giz desliza no papel e e fica mais brilhante. Para finalizar, passe um pouco de cola diluída em água por todo o desenho, para que ele não desgrude do papel. Deixe secar.

Esse é o desenho que uma das crianças fez para representar a história:


E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne;
Atos 2:17
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Atos 2:21