Quem sou eu

Minha foto

Olá! Sou professora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e trabalho com inclusão escolar na rede regular de ensino, desde 2003. Atualmente atuo na Sala de Recursos Multifuncionais, fazendo o Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiência, TGD e altas habilidades no contra turno da escola regular. Sou casada, tenho dois filhos pequenos (meus ruivinhos lindinhos) e um cachorro fofo. Nossa família é cristã e sempre se reúne para orar, ler a Bíblia e fazer estudos bíblicos com as pessoas. Gosto muito de ler, cantar, tocar violão, meia lua. Também escrevo livros infantis e gosto muito desse trabalho. Tenho quatro livros publicados pela Editora Árvore da Vida,  artigos sobre educação e um livro digital publicado pela Saraiva: Josias - pé na cidade, coração no rio. Outros livros estão em andamento! Possuo quatro blogs:

Espero que você goste! Boa leitura!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Proposta de atividade para o livro: Do A ao Z Versículos para você.

Do A ao Z Versículos para você.
Editora  Árvore da Vida.
Autora: Aline Caetano Begossi.
Para   adquirir  esse livro clique no link abaixo:

Esse é um livro que tem como base trabalhar o início da alfabetização das crianças. É indicado para crianças de quatro a seis anos.
1.       Ele já contém um jogo de memória, no final do livro, que pode ser recortado para brincar.

2.       Aproveitar para explorar as letras do alfabeto e outras palavras que comecem com a mesma letra.
Por exemplo. Com a letra A temos a palavra árvore. Aproveitar para achar outras palavras na Bíblia com a mesma letra, como amor, amizade... e  transformar cada uma dessas palavras em temas para serem abordados com as crianças. Você pode pedir que eles recortem de revistas palavras começadas com essas letras, imagens ou somente a letra, para formar um cartaz com esse tema. Aproveite cada substantivo encontrado na bíblia para tratar  contar uma história, por exemplo, na letra B, temos boca, barco... com a palavra barco, você pode contar todas as histórias da bíblia que envolvam esse substantivo, as vezes que o Senhor acalma a tempestade, que Pedro anda por sobre as águas.
Cada vez que uma palavra for aparecendo, ela vai sendo colocada no mural das letras.
A: amor, amizade, amém, Abraão, Arão
B: boca, barco, bem, bondade
C: caminho, cidade, casa, coração, Canaã, carruagem,
D: Deus, dia, Daniel, Davi
E: evangelho, escola, escada, Elias, Eliseu...
F: filhinhos, família, fogo, feliz...
G: graça, gozo, gigante, Golias
 H: homem, herança, hoje, Herodes
I: invocar, igreja, ilha, Isaque,
J: jardim, Jesus, joio, Josias, João, Judas, José, Jacó, Jonas
L: luz, lar, leite, lua, Lídia, Lucas
M: menino, mau, mar, mentira, Marcos, Moisés
N: Noé, navio, Nínive
O: orar, obedecer, ouvir,ossos
P: pescadores, pecado, peixe, paz, Paulo, Pedro
Q: quarto, querer,
R: rei, rio, Raquel, Ruth
S: servo, santo, Silas...
T: terra, tábuas, Talita, Tomé, torre
U: unidos, uva,
V: verdade, véu, vaca, valente, vermelho
X: xale.
Z: Zaqueu, Zacarias, Zorobabel.
3.       As crianças sempre perguntam: e as letras K, W e Y. Explicar que essas letras, apesar de fazerem parte do nosso alfabeto agora, não existem na bíblia em português, pois não são comuns no nosso vocabulário, existindo mais em substantivos próprios, como nomes de pessoas, marcas de eletrodomésticos, mas que podemos procurá-las numa bíblia em Inglês, o que seria muito interessante para as crianças. As crianças podem fazer desenhos representando tais letras, para expor junto ao alfabeto na parede. Aproveitar os nomes das crianças que comecem com alguma dessas letras.
Por exemplo:
Key – chave, Kiss – beijo, king – rei,
Way – caminho world – mundo, windy – ventania, window – janela, water – água, whale - baleia
Young – jovem, year – ano, Yes – sim.
4.       O livro traz muitos versículos, sendo uma boa oportunidade para ensinar as crianças o orar-ler. Incentive as crianças a decorarem os versículos, trabalhando um por semana. Coloque como prêmio para quem decorar, um lápis, uma borracha diferente, uma figurinha, nunca um alimento. Incentive as crianças e aproveite para explicar a passagem da Bíblia a que se refere o versículo. Ex. na letra Z, fala de Zaqueu. Você pode explorar essa história na bíblia.
5.       Para os irmãos que têm dom para a música, pode se escolher alguns versículos para criar pequenos corinhos.

6.       O livro pode ser desmontado e pregado, em ordem alfabética, na parede da sala das crianças. Para isso seriam necessários dois livros. As crianças também podem desenhar, cada um numa folha de sulfite formato retrato, uma letra do alfabeto para colocar na parede da sala, formando o alfabeto ilustrado. A criança faz a letra e um grande desenho da palavra escolhida para representar aquela letra.













7.       Fazer jogos envolvendo as palavras e as letras.

Bingo com letras, ou com as palavras do livro. Eu tiro do saquinho o desenho e as crianças têm que achar na sua cartela a letra correspondente ou a palavra correspondente aquele desenho.


JOGO: TRILHA DO ALFABETO
MATERIAL: Uma folha grande de papel pardo (65 X 70) com o desenho de uma trilha. A trilha contém 34 casas. Uma casa para o início, uma para cada letra do alfabeto, algumas com desafios (parar 2 rodadas, imitar um animal, voltar para o F, ir para o U, fazer uma charada, voltar para o T, falar uma palavra que começa com a letra ___ e avançar ou voltar para tal letra, lembrar um dos versículos do livro) e uma casa para o final. Um dado e cinco marcadores.
OBJETIVO: Este jogo pode ser jogado por no máximo 5 crianças. Cada jogador joga o dado e anda quantas casas o dado indicar. Quando parar em uma letra, a criança deverá dizer ou escrever 3 palavras que comecem com aquela letra.
DINÂMICA: Em grupo.
POTENCIALIDADE COGNITIVA: aumentar o repertório de palavras, conhecer o vocabulário das crianças, respeitar regras do jogo.