Quem sou eu

Minha foto

Olá! Sou professora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e trabalho com inclusão escolar na rede regular de ensino, desde 2003. Atualmente atuo na Sala de Recursos Multifuncionais, fazendo o Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiência, TGD e altas habilidades no contra turno da escola regular. Sou casada, tenho dois filhos pequenos (meus ruivinhos lindinhos) e um cachorro fofo. Nossa família é cristã e sempre se reúne para orar, ler a Bíblia e fazer estudos bíblicos com as pessoas. Gosto muito de ler, cantar, tocar violão, meia lua. Também escrevo livros infantis e gosto muito desse trabalho. Tenho quatro livros publicados pela Editora Árvore da Vida,  artigos sobre educação e um livro digital publicado pela Saraiva: Josias - pé na cidade, coração no rio. Outros livros estão em andamento! Possuo quatro blogs:

Espero que você goste! Boa leitura!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Oficina de jogos e brincadeiras


OFICINA JOGOS E BRINCADEIRAS NA QUADRA.

Oficina elaborada pelos irmãos (ãs) Maria Regina e Deiviton.

INTRODUÇÃO
OBJETIVO : Desenvolver atenção,concentração ,memorização, cooperação, percepção e integração do grupo. 
DESENVOLVIMENTO
A oficina será  dividida em dois circuitos:  Jogos e Brincadeiras , realizados em  45 minutos. A escolha dos grupos poderá ser através  sorteios. Os jogos serão organizados na quadra de maneira circular.
Como sugestão podemos realizar os circuitos de 2 maneiras : plano a  ou plano b 
PLANO A : Um grupo   fica com circuito de jogos em 8 etapas, outro grupo fica com circuito de brincadeiras em  8 etapas  
PLANO B (REVEZAMENTO) : Os dois grupos  revezam nos  circuitos: circuito de jogos em  5 etapas  e circuito de brincadeiras em  5 etapas.

EXPLICANDO ...
CIRCUITO DE JOGOS  (45 mn)
  passo (2mn): Montar o  versículo.
 Dt 11:18 “ Ponde estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão , para que estejam por frontal entre os olhos .”
Material: cartolinas ou outro tipo de papel grosso, canetas e tesouras.
Desenvolvimento: montar o versículo de Dt 11:18. Montado o versículo, todos leem e vão para o 2º passo.
2º passo (6mn): Corrida do saco.
Material: 2 sacos de estopa.
Desenvolvimento: um saco por equipe. O participante corre com os dois pés dentro do saco até o espaço definido pelo coordenador, retorna o saco para o próximo da fila. Quando todos cumprirem a tarefa, inicia-se o 3º passo.
3º passo (4mn) : Corrente humana.
Material: objetos grandes.
Desenvolvimento: correr por volta dos objetos, pegar o próximo da fila e dar volta pelo mesmo objeto. Quando completar a corrente humana, inicia-se o 4º passo.
4º passo (10mn): Copos voadores.
Material: copos de plástico.
Desenvolvimento: cada grupo forma sua fila. O 1º da fila receberá um copo furado para pegar o conteúdo do recipiente e tentará passar para o próximo, até chegar ao último da fila.
 5º passo (3mn): Corrida dos três pés.
Material: barbantes ou lã.
Desenvolvimento: cada grupo forma suas duplas. As duplas amarram os pés entre si para iniciar o 6º passo.
6º passo (10mn): Corrida do jornal
Material: jornais.
Desenvolvimento: com os pés amarrados as duplas só poderão andar pisando em folhas de jornais que irão receber e colocar no chão para poder caminhar. Cada dupla receberá duas folhas de jornal apenas. Caminharão até o 7º passo.
7º passo (4 mn): Túnel.
Material: caixas de papelão, fita crepe, canetas,TNT,sacos de lixo de 1000 litros para confeccionar o túnel.
Desenvolvimento: depois que pisarem na folha de jornal terão que passar pelo túnel.
Assim que conseguirem passar, vão para o 8º passo.
8º passo (1mn):  Montar o versículo
2Tm 3:15  “e que ,desde a infância ,sabes a sagradas letras , que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.”
Material: cartolinas ou outro tipo de papel grosso , canetas ,tesouras
Desenvolvimento: montar o versículo enfatizado na mensagem. Montado o versículo todos leem, terminando assim o circuito.

Explicando ...
Circuito de brincadeiras 45 mn em  8 etapas.

1º passo (5 mn) : Montar o versículo.
Ef 6:4 “e vós pais não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.”.
Material: cartolinas ou outro tipo de papel grosso, canetas e tesouras.
Desenvolvimento: montar o versículo enfatizado na mensagem. Montado o versículo, todos leem, iniciando o 2º passo.
2º passo ( 5 mn): Colher corrente.
Material: colheres de plástico e balas.
Desenvolvimento: formam-se duas filas, com números iguais de participantes, que ficam em pé frente a frente, cada um com uma colher. A brincadeira começa sob a ordem do coordenador.  O primeiro da fila recebe a sua colher e a segura pela boca. Na colher haverá uma bala que deverá ser passada para a colher do vizinho. Cada um deverá passar a bala sem ajuda das mãos que ficarão cruzadas nas costas. Todas as vezes que a bala cair, a pessoa poderá recolhê-la e continuar a brincadeira até que a bala chegue ao final da fila. Terminado, o grupo passa para o 3º passo.
3º passo (5 mn): Corrida das bolinhas.
Material: bolinhas de ping pong, leque e gol. 
Desenvolvimento: os grupos ficam atrás da linha de saída. O coordenador entrega para cada grupo uma bolinha de ping pong e um leque. Dado o sinal, o primeiro da fila deve colocar a bolinha no chão e abaná-la com o leque, tentando levá-la até o gol. Não pode tocar a bolinha com as mãos ou com o leque. Os grupos devem estar atentos para protegê-la, porque é permitido abanar a bolinha do adversário, dificultando assim o seu percurso. Feito o gol, a pessoas voltam correndo com a bolinha nas mãos e entregam ao próximo da fila, repetindo a operação. O primeiro grupo que fizer dez gols caminha para o 4º passo.
4º passo (5mn): Corrida dos sapatos.
Material: cadeiras, bandeirinhas.

Desenvolvimento: formam-se dois grupos, que farão duas filas. Uma cadeira ou bandeirinha separa um grupo do outro. Os grupos tiram os sapatos, que serão recolhidos, embaralhados e enfileirados a uma distância de dez metros.  Ao sinal de início, os jogadores devem sair pulando com o pé esquerdo, até encontrarem seus pares de sapato, calçando-os seguida. Feito isso, voltarão ao ponto de partida com o pé direito. Os jogadores que calçarem sapatos trocados ou não calçarem direito serão desclassificados. Cada jogador que retornar corretamente à linha de partida marcará um ponto para o grupo. Ganha o grupo que marcar o maior número de pontos. Inicia-se o 5º passo.
5º passo (5mn) : Calçar cadeiras.
Material: duas cadeiras, copo de plástico.
Desenvolvimento: dividir em grupo em fila, entregar quatro copos ao primeiro da fila que, dado o sinal, deverá correr até a cadeira e calçar-lhe os pés com os copos. Após ter calçado os quatro pés da cadeira, este deverá retornar correndo para sua fileira e bater nas mãos da primeira da fila, indo para o final dela. O segundo jogador deverá correr até a cadeira e descalçá-la, trazendo os copos para entregar ao próximo jogador.  Vencerá o grupo que for mais rápido, indo para o 6º passo.

6º passo (5mn): Guiar o cego.
Material: fitas de pano grosso para vendar  os olhos , cartolina com o jumento desenhado, cola e tesoura.

Desenvolvimento: desenhar numa cartolina a figura de um jumento. O grupo deverá estar de olhos vendados para colocar o rabinho do jumento no lugar certo. O grupo que colocar o rabinho mais rápido irá para o 7º passo.

7ª passo (5mn): Caça ao tesouro
Material: vários objetos.
Desenvolvimento: o grupo deverá procurar em lugares estratégicos os objetos previamente escondidos pelo coordenador da brincadeira . O primeiro grupo que encontrar os objetos irá para o 8º passo.
8º passo (5 mn): Montar o versículo 
1 Pe 1:14 “como filhos da obediência,não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância.”
Material: cartolinas ou outro tipo de papel grosso, canetas  e tesouras.
Desenvolvimento: montar o versículo enfatizado na mensagem. Montado o versículo todos leem, ganhando assim o circuito.