Quem sou eu

Minha foto

Olá! Sou professora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e trabalho com inclusão escolar na rede regular de ensino, desde 2003. Atualmente atuo na Sala de Recursos Multifuncionais, fazendo o Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiência, TGD e altas habilidades no contra turno da escola regular. Sou casada, tenho dois filhos pequenos (meus ruivinhos lindinhos) e um cachorro fofo. Nossa família é cristã e sempre se reúne para orar, ler a Bíblia e fazer estudos bíblicos com as pessoas. Gosto muito de ler, cantar, tocar violão, meia lua. Também escrevo livros infantis e gosto muito desse trabalho. Tenho quatro livros publicados pela Editora Árvore da Vida,  artigos sobre educação e um livro digital publicado pela Saraiva: Josias - pé na cidade, coração no rio. Outros livros estão em andamento! Possuo quatro blogs:

Espero que você goste! Boa leitura!

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Trabalho com musicalização infantil nas igrejas - A batalha de Jericó.

Numa das lições ensinadas para as crianças trabalhamos a história da batalha de Jericó que está em Js 2.
Josué estava conduzindo o povo para a terra prometida e deparou-se com Jericó. A cidade era fortemente guardada por muros. Com a ajuda de Raabe, eles conseguiram que espias olhassem a cidade por dentro e descobrissem como era o povo ali.
Na batalha de Jericó o povo venceu rodeando a cidade por seis dias com a arca de Deus e tocando as trombetas. No sétimo dia rodearam sete vezes a cidade e na sétima volta tocaram as trombetas fortemente e gritaram derrubando assim os muros.

Proposta para trabalhar com as crianças:

Ensinar a canção canção:
A conquista de Jericó - (CD coleção Vida em crescimento. Ed. Árvore da Vida).
Sê forte e corajoso, Josué, em conquistar Jericó. Sê forte e não temas, Josué! Te entregarei nas mãos Jericó!
Levanta os valentes, reúne os sacerdotes; Os muros da cidade cercarás - Sete dias as rodearás.
No derradeiro dia, Ao som da melodia, A uma voz o povo gritará e a muralha abaixo ruirá
Sê forte e corajoso, Josué, em conquistar Jericó. Sê forte e não temas, Josué! Te entregarei nas mãos Jericó!
Coloque o Cd para que as crianças ouçam essa canção e cantem juntas.

Depois simule com as crianças a história, combinando que eles estão em torno da muralha, andando e tocando cornetas. Leve aquelas cornetas simples usadas em jogos.


Divida as crianças em dois grupos. Um grupo fará um círculo de mãos dadas representando os muros de Jericó e outro grupo de crianças será o povo de Israel liderado por Josué, que rodeará a cidade tocando trombetas. No último dia, na última volta, eles gritarão e as crianças que são as muralhas cairão ao som das trombetas e dos gritos. Trabalhe neles o sentimento de batalha que envolveu essa operação!
Termine cantando a canção novamente.
As crianças amam representar e será muito bom para que elas incorporem a Palavra!
Você pode fazer um cartaz dessa canção, para que as crianças tenham a letra e consigam cantar junto.
Amados, o Senhor abençoe o serviço!
Aline