Quem sou eu

Minha foto

Olá! Sou professora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e trabalho com inclusão escolar na rede regular de ensino, desde 2003. Atualmente atuo na Sala de Recursos Multifuncionais, fazendo o Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiência, TGD e altas habilidades no contra turno da escola regular. Sou casada, tenho dois filhos pequenos (meus ruivinhos lindinhos) e um cachorro fofo. Nossa família é cristã e sempre se reúne para orar, ler a Bíblia e fazer estudos bíblicos com as pessoas. Gosto muito de ler, cantar, tocar violão, meia lua. Também escrevo livros infantis e gosto muito desse trabalho. Tenho quatro livros publicados pela Editora Árvore da Vida,  artigos sobre educação e um livro digital publicado pela Saraiva: Josias - pé na cidade, coração no rio. Outros livros estão em andamento! Possuo quatro blogs:

Espero que você goste! Boa leitura!

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Como ensinar a Bíblia para as crianças. Mateus 9: 9-17. Crianças de 9-11 anos.

Continuando as postagens com sugestões de como ensinar a Bíblia para as crianças, chegamos na passagem de Mateus 9: 9-17.

  • Roda de conversa como foi a semana e pedidos de oração.
  • Oração: um a um, na ordem em que estão sentados.Todos devem orar, pelo menos uma frase. 
  • Leitura da palavra: Mateus 9:9- 17

Mateus  9:9 Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.  9:10 Ora, estando ele à mesa em casa, eis que chegaram muitos publicanos e pecadores, e se reclinaram à mesa juntamente com Jesus e seus discípulos.  9:11 E os fariseus, vendo isso, perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com publicanos e pecadores?  9:12 Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos.  9:13 Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores.  9:14 Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam?  9:15 Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar.  9:16 Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura.  9:17 Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.



  • O adulto lê o texto, enquanto eles acompanham nas suas Bíblias. Depois sugiro a releitura do texto, deixando que cada criança leia um versículo.
  • Pergunte o que eles entenderam, o que não entenderam, se alguém sabe responder...Explique os  pontos centrais desses versículos,  atentando aos dois pontos importantes nessa passagem: os fariseus desprezavam Mateus, pensando que não precisam de salvação e o Senhor lhes disse que veio para pecadores e doentes, não para os que se acham bons. Segundo ponto: os fariseus se preocupavam com leis na forma de ordenanças rígidas e o Senhor deixou claro que essa era uma questão da antiga aliança, o odre velho e que a nova aliança, representada pelo vinho novo ou seja o momento ali com Cristo exigia odre novo ou seja um andar novo! Explique o que acontece com o vinho novo quando guardado num odre velho. Acho que eles compreenderão mais o primeiro ponto, rsrsrsrs, mas temos que pregar a palavra.  As vezes achamos que as crianças não entenderão a Bíblia, Sabe amados, o Senhor passou três anos pregando para os apóstolos e esses só vieram a entender mais tarde, quando o Espírito entrou neles! O mesmo se dá com as crianças dessa idade. O que não podemos é negar a palavra para eles!
  • Sugiro de atividade que eles reflitam que, muitas vezes, achamos uma pessoa chata, difícil ou esquisita, pensando que por isso ela não é digna de Deus ou não crerá em Jesus.Porém o Senhor veio para os fracos. Mateus era desprezado por sua profissão, mas o Senhor o escolheu! Peça para que as crianças escolham numa revista uma imagem de alguém que elas não imaginariam recebendo o Senhor. Isso é ótimo para trabalhar com os nossos preconceitos. Peça que cada uma explique para o grupo porque escolheu essa imagem. Por fim, as crianças deverão colar numa folha de sulfite a imagem escolhida e escrever sobre ela o versículo 13:

      "Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores"


O objetivo é que elas levem o trabalho para casa e expliquem para os pais o que aprenderam.

Abraços! O Senhor abençoe vocês no serviço ricamente!