Continuando as postagens com sugestões de como ensinar a Bíblia para as crianças, chegamos na passagem de Mateus 9: 9-17.
- Roda de conversa como foi a semana e pedidos de oração.
- Oração: um a um, na ordem em que estão sentados.Todos devem orar, pelo menos uma frase.
- Leitura da palavra: Mateus 9:9- 17
Mateus 9:9 Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. 9:10 Ora, estando ele à mesa em casa, eis que chegaram muitos publicanos e pecadores, e se reclinaram à mesa juntamente com Jesus e seus discípulos. 9:11 E os fariseus, vendo isso, perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com publicanos e pecadores? 9:12 Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos. 9:13 Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores. 9:14 Então vieram ter com ele os discípulos de João, perguntando: Por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam? 9:15 Respondeu-lhes Jesus: Podem porventura ficar tristes os convidados às núpcias, enquanto o noivo está com eles? Dias virão, porém, em que lhes será tirado o noivo, e então hão de jejuar. 9:16 Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura. 9:17 Nem se deita vinho novo em odres velhos; do contrário se rebentam, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.
- O adulto lê o texto, enquanto eles acompanham nas suas Bíblias. Depois sugiro a releitura do texto, deixando que cada criança leia um versículo.
- Pergunte o que eles entenderam, o que não entenderam, se alguém sabe responder...Explique os pontos centrais desses versículos, atentando aos dois pontos importantes nessa passagem: os fariseus desprezavam Mateus, pensando que não precisam de salvação e o Senhor lhes disse que veio para pecadores e doentes, não para os que se acham bons. Segundo ponto: os fariseus se preocupavam com leis na forma de ordenanças rígidas e o Senhor deixou claro que essa era uma questão da antiga aliança, o odre velho e que a nova aliança, representada pelo vinho novo ou seja o momento ali com Cristo exigia odre novo ou seja um andar novo! Explique o que acontece com o vinho novo quando guardado num odre velho. Acho que eles compreenderão mais o primeiro ponto, rsrsrsrs, mas temos que pregar a palavra. As vezes achamos que as crianças não entenderão a Bíblia, Sabe amados, o Senhor passou três anos pregando para os apóstolos e esses só vieram a entender mais tarde, quando o Espírito entrou neles! O mesmo se dá com as crianças dessa idade. O que não podemos é negar a palavra para eles!
- Sugiro de atividade que eles reflitam que, muitas vezes, achamos uma pessoa chata, difícil ou esquisita, pensando que por isso ela não é digna de Deus ou não crerá em Jesus.Porém o Senhor veio para os fracos. Mateus era desprezado por sua profissão, mas o Senhor o escolheu! Peça para que as crianças escolham numa revista uma imagem de alguém que elas não imaginariam recebendo o Senhor. Isso é ótimo para trabalhar com os nossos preconceitos. Peça que cada uma explique para o grupo porque escolheu essa imagem. Por fim, as crianças deverão colar numa folha de sulfite a imagem escolhida e escrever sobre ela o versículo 13:
"Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores"
O objetivo é que elas levem o trabalho para casa e expliquem para os pais o que aprenderam.
Abraços! O Senhor abençoe vocês no serviço ricamente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário