Quem sou eu

Minha foto

Olá! Sou professora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e trabalho com inclusão escolar na rede regular de ensino, desde 2003. Atualmente atuo na Sala de Recursos Multifuncionais, fazendo o Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiência, TGD e altas habilidades no contra turno da escola regular. Sou casada, tenho dois filhos pequenos (meus ruivinhos lindinhos) e um cachorro fofo. Nossa família é cristã e sempre se reúne para orar, ler a Bíblia e fazer estudos bíblicos com as pessoas. Gosto muito de ler, cantar, tocar violão, meia lua. Também escrevo livros infantis e gosto muito desse trabalho. Tenho quatro livros publicados pela Editora Árvore da Vida,  artigos sobre educação e um livro digital publicado pela Saraiva: Josias - pé na cidade, coração no rio. Outros livros estão em andamento! Possuo quatro blogs:

Espero que você goste! Boa leitura!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Como trabalhar a bíblia com as crianças. Proposta de atividade infantil com os versículos de Mateus 7:15-20. Tema: O Bom Fruto!

No trabalho com as crianças de 10-11 anos, temos estudado a bíblia, por assunto. Não lemos o capítulo todo, mas estamos fazendo por partes. Começamos com Mateus 1. Aos poucos, vou postando as lições anteriores.
Nossa rotina é
  • 9:00 - 10:00 Sentar com eles na reunião, em frente a ala da música, para acompanhá-los até às 10:00. O objetivo é que eles não fiquem soltos pela reunião, mas aprendam com vc a orar, cantar, ler os versículos e participar desse primeiro momento da reunião.
  • 10:00 - subir para a sala de crianças.
  • Roda de conversa como foi a semana e pedidos de oração.
  • oração: um a um, na ordem em que estão sentados. Todos devem orar, pelo menos uma frase. Mateus 7: 15-20
  • Leitura bíblica:


Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.   
Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?   
Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.   
Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.   
 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.   
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.  
    
  • O adulto lê para as crianças e elas acompanham na bíblia. Pergunte o que elas entenderam, o que não entenderam, se alguém sabe responder...Explique os pontos centrais desses versículos. Enfatize bastante o versículo 17. Você pode usar Gálatas para mostrar para as crianças quais são os frutos do espírito.

Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.



  • Atividade (sugestão): fazer duas grandes árvores de papel kraft uma com maus frutos e outros com bons frutos. Explicar quais são os bons frutos e os maus. Usar recortes de revistas para colocar o que é bom e o que é mau ou desenhar na copa de cada árvore. Na árvore boa colocar a frase "toda árvore boa produz bons frutos", na árvore má colocar a frase "porém a árvore má produz frutos maus"

Abraços
Aline