Quem sou eu

Minha foto

Olá! Sou professora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e trabalho com inclusão escolar na rede regular de ensino, desde 2003. Atualmente atuo na Sala de Recursos Multifuncionais, fazendo o Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiência, TGD e altas habilidades no contra turno da escola regular. Sou casada, tenho dois filhos pequenos (meus ruivinhos lindinhos) e um cachorro fofo. Nossa família é cristã e sempre se reúne para orar, ler a Bíblia e fazer estudos bíblicos com as pessoas. Gosto muito de ler, cantar, tocar violão, meia lua. Também escrevo livros infantis e gosto muito desse trabalho. Tenho quatro livros publicados pela Editora Árvore da Vida,  artigos sobre educação e um livro digital publicado pela Saraiva: Josias - pé na cidade, coração no rio. Outros livros estão em andamento! Possuo quatro blogs:

Espero que você goste! Boa leitura!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Proposta de atividade para a história de Enos. Gn 4:25-26

Elaborando propostas de atividades para as histórias bíblicas, chegamos na história de Enos. Usei aqui a versão Linguagem de Hoje.


Sete e Enos
 Gn 4: 25
26Adão e a sua mulher tiveram outro filho. Ela disse:
— Deus me deu outro filho para ficar em lugar de Abel, que foi morto por Caim.
E pôs nele o nome de Sete.
26Sete foi pai de um filho e o chamou de Enos. Foi nesse tempo que o homem passou a invocar o nome do Senhor.



  • História:contar a história de  Enos e Enoque usando o trecho em anexo. Sugiro contar com um monte de palitos de sorvete. Cada vez que você falar que nasceu um filho, coloque um palito de sorvete no meio da roda. Você pode fazer os personagens direto no palito. Adã, Eva, Sete  e Enos. Coloquei uma imagem que achei na internet em anexo como inspiração. 


Não precisa ser tão elaborado assim. Leia o texto da bíblia em anexo, enquanto você vai contando a história. Em seguida, convide as crianças a invocarem o nome do Senhor. Falar que Enos quer dizer fraco, frágil e que eles reconheceram que eram fraquinhos e reconheceram também que precisavam chamar o nome do Senhor. Comece a história perguntando a quem eles chamam quando estão com medo ou precisam de alguém. Possivelmente, as crianças responderão que chamam os pais. Mostrar-lhes que, quando chamados, logo os pais vêm para socorrê-los e que assim também é o Senhor! Relacione isso com Adão, Eva, dizendo que eles precisavam do Senhor como pai e por isso passaram a invocar o Nome Dele!

  • Atividade: proponho fazer com as crianças os mesmos bonequinhos que foram usados para contar a história. Cada criança faz um jogo de quatro. Podemos usar retalho de papel, tecido, tudo o que quiser para fazer a  roupinha. Forrar as mesas com o papel kraft para não sujá-las. 

  • Música:Trabalhar com a música  do cd "Sou criança, sou feliz". Segue a a letra. É legal, em roda, relacionar a letra da música com a história de Enos e Sete. Vcs conhecem a música? Logo faço uma postagem delas no youtube. Se vcs forem ouvir a música no cd, perguntem para as crianças quais instrumentos eles estão ouvindo tocar e se temos tais instrumentos na sala de música (é legal comprar uma bandinha rítmica). Que som esse instrumento está fazendo? Isso é legal de ser feito com as turma de 7-9 anos. Se você souber tocar no violão ou teclado, melhor ainda!

Seguem as letras das músicas - 14 e 15 do cd .

15. Por que invoca a Jesus?
 (.......) por que você invoca a Jesus?  (bis)

Porque Ele é rico para todos que O invocam. (bis )
  
Então, vamos todos  invocar
 o Senhor! (bis) 
          
Ó Senhor Jesus! Amém!.  (bis)      




14. Jesus, nome tão precioso
1.Quando eu me levanto
Posso com meu Deus me alegrar,
Porque Jesus é meu amigo,
Com Ele é seguro andar.

Jesus, nome tão precioso!
Jesus, como é bom O invocar!
Cantar e alegrar-me com Ele
Eu posso em todo lugar.

2.Quando vou para a escola,
Posso com meu Deus me alegrar;
Porque Jesus é meu amigo,
Com Ele é seguro andar.


Sugiro ainda, depois de cantar, fazer a atividade abaixo:

 CAIXAS DE SURPRESAS:

1- SONORA:
Material: Uma caixa fechada com dois orifícios para se colocarem as mãos ou um saco de pano.
Objetos que produzam sons. Podemos usar os instrumentos da bandinha da sala e acrescentar outros objetos que produzam som, como um molho de chaves.
Como brincar: Colocar as crianças sentadas no chão num círculo. Numa caixa fechada, ou saco, colocar vários objetos que produzam sons. Fazer o som dentro da caixa, sem mostrar o que é. Então dizer:  “Vocês ouviram esse som? Escutem! O que será que está fazendo esse som?” Depois de explorar o suspense, mostrar para eles o instrumento e deixar que cada um faça o som e diga o que é.

Segue a música em anexo.
Abçs