Quem sou eu

Minha foto

Olá! Sou professora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e trabalho com inclusão escolar na rede regular de ensino, desde 2003. Atualmente atuo na Sala de Recursos Multifuncionais, fazendo o Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiência, TGD e altas habilidades no contra turno da escola regular. Sou casada, tenho dois filhos pequenos (meus ruivinhos lindinhos) e um cachorro fofo. Nossa família é cristã e sempre se reúne para orar, ler a Bíblia e fazer estudos bíblicos com as pessoas. Gosto muito de ler, cantar, tocar violão, meia lua. Também escrevo livros infantis e gosto muito desse trabalho. Tenho quatro livros publicados pela Editora Árvore da Vida,  artigos sobre educação e um livro digital publicado pela Saraiva: Josias - pé na cidade, coração no rio. Outros livros estão em andamento! Possuo quatro blogs:

Espero que você goste! Boa leitura!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Propostas de atividade para o livro: POR UM BURACO NO TETO e outras histórias.



Editora Árvore da Vida.
Propostas de atividades elaboradas por Aline Caetano Begossi.    

Esse livro é completo, pois traz oito histórias bíblicas sobre Jesus que incluem:
  1. A história bíblica.
  2. Uma história fictícia que faz a ponte entre a vida das crianças, experiências práticas e os fatos bíblicos.
  3. Uma curiosidade relacionada à época de Jesus. Seção: “Sabe de uma coisa?”
  4. Uma canção para as crianças aprenderem, do Cd Fruto da Vida.
  5. Uma mensagem para as crianças refletirem. Seção: “Pense bem...”
  6. Histórias de alguns “Heróis da Fé”. Seção: “Aconteceu com.”
Cada história pode ser programada para ser utilizada com crianças de 9 a 11 anos no período de um mês. Portanto, haveria atividade para oito meses.

Cada mês poderia ser organizado da seguinte forma.

1º final de semana:

  • Contar a história da Bíblia. Tem histórias que já possuem o texto bíblico numa linguagem mais fácil, mas outros começam com a historinha fictícia, como por exemplo, o texto “Que Terra boa”. Então, nesses casos pode-se começar com o texto bíblico na primeira semana, usando a bíblia mesmo ou inverter: faz na primeira semana a história do Rafael e da Ana e na segunda semana a leitura do texto na Bíblia.
  • Trabalhar com eles o sentido e objetivo dessa história, que está contido no próprio livro, logo no início. 
  • Enfatizar o encargo proposto logo abaixo do título. Pode ser feito um cartaz para ser fixado na parede e lido, com entusiasmo, durante todo o tempo de trabalho com essa história, até que as crianças memorizem.
Na primeira história, por um buraco no teto, o encargo é:

Desistir? Não, nunca, jamais!
Que podemos fazer, então?
Tentar uma vez mais:
Que tal entrar pelo teto?

  • Como proposta de atividade sugerimos representar com o grupo, em forma de teatro improvisado, a história contada.  Se houver muitas crianças, dividir o grupo em dois, de forma que um grupo apresenta e o outro assiste, trocando depois. Eles podem também escrever um pequeno texto daquilo que entenderam da história, para entregar para algum amigo que não conheça o Senhor, como forma de pregação do evangelho.
2º final de semana:

  • Trabalhar a história fictícia, que trata situações da vida real, relacionando com a história de Jesus do final de semana anterior.
  • Como atividade, podemos dividir uma folha de sulfite em seis partes e pedir que eles reproduzam a história contada em formato de história em quadrinhos, a serem expostas na salinha das crianças.
3º final de semana:

  • Aprender o hino, caso a história traga um, usando o Cd Fruto da Vida. O irmão que souber tocar violão, poderá trazê-lo para tocar com as crianças.
  • Trabalhar com a seção “Sabe de uma coisa”, resgatando e relacionando com as histórias das semanas. Nesse dia, pode-se aproveitar para fazer trabalhos manuais.               Como proposta temos:
1.       “Por um buraco no teto.”: Trabalhar com argila, pois na história por um buraco no teto diz que as casa tinham uma forte camada de argila no telhado.

2.       “Segue-Me.”: Pesquisar moedas de épocas diferentes, para trazer para o grupo. Existem moedas de chocolate, que podem ser usadas para fazer uma caça ao tesouro, onde o irmão esconde as moedas de chocolate e as crianças têm que achá-las na sala de aula. Quem achar mais, reparte com quem achou menos, para equilibrar a quantidade entre as crianças. Se houver alguma criança alérgica, trazer outra opção de tesouro.

3.       “De água até a boca.”: Trazer revistas de noiva e montar um grande painel coletivo, tentando reproduzir uma festa de casamento da época de Jesus.

4.       “Meio dia.”: Trabalhar com a água fazendo uma maquete de isopor dos mananciais, das fontes e dos ribeiros. Pode-se trazer uma pequena bomba de água, dessa usadas em fontes pequenas, para montar a maquete. Enfatizar com eles o papel do Pai, do Filho e do Espírito.

5.       “Que terra boa!”: Combinar (um final de semana antes) que cada criança trará um saco de 500 g. de alguma semente seca (milho, arroz, feijão, lentilha, café...) para montar um mosaico de sementes numa grande folha de papel pardo. Escolher uma figura grande,como um coração, (pois é nele que a semente deve ser plantada) e usar as sementes para preencher todo o coração. Se houver muitas crianças, essas podem ser divididas em grupos para que cada grupo faça seu coração gigante, mas deve haver semente suficiente para se fazer mais de um coração. As sementes serão coladas com cola branca (escolar).

6.       “A casa que não caiu.”: Construir uma casa de palitos de sorvete e colocá-las sobre uma pedra, (fabricada com argila mesmo), para que eles levem para casa.

7.       “Que fazer?”: Pedir (uma semana antes da aula) que eles pesquisem na internet sobre a lepra e tragam para a discussão em roda na sala. Depois monte um cartaz com as informações trazidas e explique para eles o significado espiritual da lepra.

8.       " Está faltando alguém": Confeccionar uma ovelha usando caixa de leite, ou qualquer outra caixa limpa, algodão, palito de sorvete para fazer os pés e um círculo de cartolina para fazer o rosto a ser desenhado com canetinha. Já fiz postagens nesse blog explicando como fazer fantoches.

4º final de semana:

  • Apresentar a seção “Aconteceu com”.
  • Pedir que eles desenhem e escrevam a sua história “Aconteceu comigo” contando uma pequena experiência deles com o Senhor. Essa história deverá ser apresentada para o grupo depois.
  • Finalizar com o texto “Pense bem”, dando o texto para que eles levem como reflexão para casa, a fim de compartilharem com a família.
Caso a história não tiver a seção “Aconteceu com.”, ou qualquer outra seção, é só reorganizar a lição em quatro semanas. Por exemplo: Aproveite para ensinar o hino na semana 4 e não na semana 3. Resgate nesse dia as histórias aprendidas, peça que eles escrevam o “Aconteceu comigo” da mesma maneira, para que eles relatem experiências deles, que tenham relação com a história ensinada. Enfatize o “Pense nisso”.
Na história “Meio dia”, por exemplo, não há o item “Aconteceu com”, mas há a seção “A TUA PALAVRA É A VERDADE - AS PARTES DO HOMEM”, que pode ser usada na semana 4. Nessa lição, por exemplo, pode ser feito um grande desenho do homem tripartido, numa folha de papel pardo. Como proposta para essa história temos:

·         Ler o poema Três do livro: “Eu conto com Deus” e fazer com que cada criança faça o seu homem tripartido.
·         Atividade: uma criança deita na folha de papel pardo no chão, a outra faz o contorno do corpo dela, depois troca. Então, cada criança recorta o seu boneco e faz dentro dele a representação das três partes: corpo, alma e espírito. Como lição de casa, as crianças levam o seu boneco para explicar para a família o que é o homem tripartido.