Quem sou eu

Minha foto

Olá! Sou professora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e trabalho com inclusão escolar na rede regular de ensino, desde 2003. Atualmente atuo na Sala de Recursos Multifuncionais, fazendo o Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiência, TGD e altas habilidades no contra turno da escola regular. Sou casada, tenho dois filhos pequenos (meus ruivinhos lindinhos) e um cachorro fofo. Nossa família é cristã e sempre se reúne para orar, ler a Bíblia e fazer estudos bíblicos com as pessoas. Gosto muito de ler, cantar, tocar violão, meia lua. Também escrevo livros infantis e gosto muito desse trabalho. Tenho quatro livros publicados pela Editora Árvore da Vida,  artigos sobre educação e um livro digital publicado pela Saraiva: Josias - pé na cidade, coração no rio. Outros livros estão em andamento! Possuo quatro blogs:

Espero que você goste! Boa leitura!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Proposta para o livro: Eu e você por toda a vida. Marcia C. Villela



Eu e você por toda a vida.
Ed. Árvore da  Vida.

Para adquirir, clique no link:

 Projeto para crianças de 7 a 11 anos
Proposta elaborada por Aline Caetano Begossi.

É um livro poético, que mostra o quanto a Bíblia é um livro que atende a todas as necessidades do ser humano, em qualquer fase da sua vida.
1.       Trabalhar a importância da Bíblia.
Pedir que eles tragam a sua para a salinha.
Aprender os livros da Bíblia – Usar a canção que mostra a sequência da bíblia.
Trabalhar o ponto central da Bíblia.
Trabalhar como a Bíblia começa e como termina. “O Livro Conhecendo a Bíblia” pode ajudar o irmão que está servindo a organizar-se para dar essa aula, procurando sempre extrair o principal ou essencial para as crianças.

2    Pedir que eles identifiquem de quais histórias o livro está falando. Fazer uma lista grande dessas histórias numa cartolina, juntamente com as crianças. Trabalhar as histórias retratadas no livro: árvore da vida, a arca de Noé, o mar vermelho,...

3.       Fazer uma roda de conversa com as crianças e perguntar para as mesmas quais histórias eles mais gostam. Pedir que cada um faça um desenho que represente essa história e explique o porquê da escolha.

4.       Aproveitar para trabalhar com as crianças as fases da vida do homem:
Eles poderão recortar imagens de pessoas em diferentes fases da vida, separá-las e colocá-las num painel.  Você poderá escolher para trabalhar com eles, uma personalidade da Bíblia para cada idade... por exemplo:
Bebê – Moisés.
Criança – Josias rei aos oito anos
Jovem – Davi, Daniel...
Adulto – Pedro, Paulo, Jesus
Velhice – João na maturidade, Moisés,  Abraaão...
Ou poderá escolher um personagem, como Moisés ou Daniel e mostrá-lo nas diferentes fases da sua vida com o Senhor.
A infância:
Trabalhar as necessidades de um bebê e como o Senhor pode suprir-lhes nessa fase. O que a Bíblia fala sobre os bebês? Quais as histórias de bebês na bíblia? Nascimento de Jesus, Moisés...
Sobre as crianças:
Quais as necessidades das crianças? Comer, vestir, morar, ter uma família, ir a escola. Como o Senhor pode suprir as crianças. Aproveitar para trabalhar com a música A Deus dou graças. Coleção Vida em Crescimento, faixa 8. Como uma criança pode servir ao Senhor?
Da juventude:
Quais as necessidades de um jovem? O que os jovens gostam de fazer, vestir? Quais as características dessa idade? Como um adolescente pode servir ao Senhor? Pedir que de lição de casa, eles conversem com um jovem da igreja, para fazer uma entrevista com ele. Crie um roteiro de perguntas e escolha previamente os jovens a serem entrevistados.
Adultos:
Aproveitar para falar do Senhor, o que Ele quer de nós na maturidade.
Tratar o que os adultos fazem? Quais as suas responsabilidades? Seus interesses? Pedir que eles também entrevistem alguns irmãos para saber sobre a suas experiências com o Senhor.Quais histórias da Bíblia eles gostam, como se converteram, como servem ao Senhor, quais as suas responsabilidades? Etc....
O mesmo pode ser feito com relação à terceira idade. Quais os interesses? Quais as experiências? Quais as características dessa fase? As dificuldades? Como podem servir ao Senhor? Quais histórias eles mais gostam na Bíblia. Trazer um irmão mais velho e que tenha disposição para a salinha, para contar suas histórias. De preferência um irmão que ainda esteja servindo e que tenha muitos anos de experiência com o Senhor. Conversar muito com as crianças sobre o respeito e a reverência que eles devem ter com os mais velhos e elencar com eles, ante dessa visita, o que eles gostariam de perguntar ao irmão.
As entrevistas serão uma ótima maneira das crianças conhecerem e se aproximarem dos irmãos.