sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Como trabalhar a bíblia com as crianças. Proposta de atividade infantil com os versículos de Mateus 7:15-20. Tema: O Bom Fruto!

No trabalho com as crianças de 10-11 anos, temos estudado a bíblia, por assunto. Não lemos o capítulo todo, mas estamos fazendo por partes. Começamos com Mateus 1. Aos poucos, vou postando as lições anteriores.
Nossa rotina é
  • 9:00 - 10:00 Sentar com eles na reunião, em frente a ala da música, para acompanhá-los até às 10:00. O objetivo é que eles não fiquem soltos pela reunião, mas aprendam com vc a orar, cantar, ler os versículos e participar desse primeiro momento da reunião.
  • 10:00 - subir para a sala de crianças.
  • Roda de conversa como foi a semana e pedidos de oração.
  • oração: um a um, na ordem em que estão sentados. Todos devem orar, pelo menos uma frase. Mateus 7: 15-20
  • Leitura bíblica:


Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.   
Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?   
Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.   
Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.   
 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.   
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.  
    
  • O adulto lê para as crianças e elas acompanham na bíblia. Pergunte o que elas entenderam, o que não entenderam, se alguém sabe responder...Explique os pontos centrais desses versículos. Enfatize bastante o versículo 17. Você pode usar Gálatas para mostrar para as crianças quais são os frutos do espírito.

Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.



  • Atividade (sugestão): fazer duas grandes árvores de papel kraft uma com maus frutos e outros com bons frutos. Explicar quais são os bons frutos e os maus. Usar recortes de revistas para colocar o que é bom e o que é mau ou desenhar na copa de cada árvore. Na árvore boa colocar a frase "toda árvore boa produz bons frutos", na árvore má colocar a frase "porém a árvore má produz frutos maus"

Abraços
Aline

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Proposta de atividade para a história de Enos. Gn 4:25-26

Elaborando propostas de atividades para as histórias bíblicas, chegamos na história de Enos. Usei aqui a versão Linguagem de Hoje.


Sete e Enos
 Gn 4: 25
26Adão e a sua mulher tiveram outro filho. Ela disse:
— Deus me deu outro filho para ficar em lugar de Abel, que foi morto por Caim.
E pôs nele o nome de Sete.
26Sete foi pai de um filho e o chamou de Enos. Foi nesse tempo que o homem passou a invocar o nome do Senhor.



  • História:contar a história de  Enos e Enoque usando o trecho em anexo. Sugiro contar com um monte de palitos de sorvete. Cada vez que você falar que nasceu um filho, coloque um palito de sorvete no meio da roda. Você pode fazer os personagens direto no palito. Adã, Eva, Sete  e Enos. Coloquei uma imagem que achei na internet em anexo como inspiração. 


Não precisa ser tão elaborado assim. Leia o texto da bíblia em anexo, enquanto você vai contando a história. Em seguida, convide as crianças a invocarem o nome do Senhor. Falar que Enos quer dizer fraco, frágil e que eles reconheceram que eram fraquinhos e reconheceram também que precisavam chamar o nome do Senhor. Comece a história perguntando a quem eles chamam quando estão com medo ou precisam de alguém. Possivelmente, as crianças responderão que chamam os pais. Mostrar-lhes que, quando chamados, logo os pais vêm para socorrê-los e que assim também é o Senhor! Relacione isso com Adão, Eva, dizendo que eles precisavam do Senhor como pai e por isso passaram a invocar o Nome Dele!

  • Atividade: proponho fazer com as crianças os mesmos bonequinhos que foram usados para contar a história. Cada criança faz um jogo de quatro. Podemos usar retalho de papel, tecido, tudo o que quiser para fazer a  roupinha. Forrar as mesas com o papel kraft para não sujá-las. 

  • Música:Trabalhar com a música  do cd "Sou criança, sou feliz". Segue a a letra. É legal, em roda, relacionar a letra da música com a história de Enos e Sete. Vcs conhecem a música? Logo faço uma postagem delas no youtube. Se vcs forem ouvir a música no cd, perguntem para as crianças quais instrumentos eles estão ouvindo tocar e se temos tais instrumentos na sala de música (é legal comprar uma bandinha rítmica). Que som esse instrumento está fazendo? Isso é legal de ser feito com as turma de 7-9 anos. Se você souber tocar no violão ou teclado, melhor ainda!

Seguem as letras das músicas - 14 e 15 do cd .

15. Por que invoca a Jesus?
 (.......) por que você invoca a Jesus?  (bis)

Porque Ele é rico para todos que O invocam. (bis )
  
Então, vamos todos  invocar
 o Senhor! (bis) 
          
Ó Senhor Jesus! Amém!.  (bis)      




14. Jesus, nome tão precioso
1.Quando eu me levanto
Posso com meu Deus me alegrar,
Porque Jesus é meu amigo,
Com Ele é seguro andar.

Jesus, nome tão precioso!
Jesus, como é bom O invocar!
Cantar e alegrar-me com Ele
Eu posso em todo lugar.

2.Quando vou para a escola,
Posso com meu Deus me alegrar;
Porque Jesus é meu amigo,
Com Ele é seguro andar.


Sugiro ainda, depois de cantar, fazer a atividade abaixo:

 CAIXAS DE SURPRESAS:

1- SONORA:
Material: Uma caixa fechada com dois orifícios para se colocarem as mãos ou um saco de pano.
Objetos que produzam sons. Podemos usar os instrumentos da bandinha da sala e acrescentar outros objetos que produzam som, como um molho de chaves.
Como brincar: Colocar as crianças sentadas no chão num círculo. Numa caixa fechada, ou saco, colocar vários objetos que produzam sons. Fazer o som dentro da caixa, sem mostrar o que é. Então dizer:  “Vocês ouviram esse som? Escutem! O que será que está fazendo esse som?” Depois de explorar o suspense, mostrar para eles o instrumento e deixar que cada um faça o som e diga o que é.

Segue a música em anexo.
Abçs

Como contar histórias de forma diferente - A Mulher Samaritana.

Amados,
Um dia desses, preparando a lição das crianças sobre a Mulher Samaritana, uma das passagens que mais gosto, pensei em fazer assim:
  • Roda de conversa sobre como foi a semana. Cada um fala algo importante que aconteceu na semana.,
  • Oração um a um na ordem do círculo -todos devem ser incentivados a orar. Podemos usar a bola da oração - a bola é passada pelo círculo. Quem a segurar faz a oração.
  • História. A mulher Samaritana. Uma sugestão legal para contar essa história: Um irmão assume o papel do Senhor Senhor Jesus, e uma irmã a da Mulher Samaritana. Não precisa de muito para se caracterizar, pode ser com um lenço na cabeça, um vaso com água na mão... algo que caracterize ambos como personagens. A leitura da história estará acompanhada da dramatização. Vamos usar a a versão da Bíblia na Linguagem de Hoje. Clique aqui para visualizá-la.
  • Acabada a história, (ainda em roda), pergunte o que cada um entendeu e o que não entendeu e explique, retomando as partes importantes. Podemos nos basear no item Formação do Caráter da Criança, retirado do livro O Bom Depósito, volume 5, Editora Árvore da Vida, que é nosso livro do professor. Segue o link abaixo para que você tenha acesso ao livro.

Retirado do Livro O Bom Depósito 5. Editora Árvore da Vida



  • Enfatizar o versículo com as crianças :

Jo 4:14mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna.


  • Atividade(sugestão): Fazer um poço de argila com as crianças. Cada criança faz o seu ou todas podem fazer um grande poço. As crianças amam argila!
Bem, são essas as sugestões para essa história. 
O Senhor nos abençoe abundantemente com ideias novas, a fim de que as crianças amem e aprendam a palavra de Deus!
Abraços,
Aline


-- 
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23