Quem sou eu

Minha foto

Olá! Sou professora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e trabalho com inclusão escolar na rede regular de ensino, desde 2003. Atualmente atuo na Sala de Recursos Multifuncionais, fazendo o Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiência, TGD e altas habilidades no contra turno da escola regular. Sou casada, tenho dois filhos pequenos (meus ruivinhos lindinhos) e um cachorro fofo. Nossa família é cristã e sempre se reúne para orar, ler a Bíblia e fazer estudos bíblicos com as pessoas. Gosto muito de ler, cantar, tocar violão, meia lua. Também escrevo livros infantis e gosto muito desse trabalho. Tenho quatro livros publicados pela Editora Árvore da Vida,  artigos sobre educação e um livro digital publicado pela Saraiva: Josias - pé na cidade, coração no rio. Outros livros estão em andamento! Possuo quatro blogs:

Espero que você goste! Boa leitura!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Como trabalhar música com as crianças nas igrejas. Parte 1.

Então, essa postagem será sobre o trabalho  de música com as crianças, principalmente as menores.
Essa sugestão que darei aqui, aprendi com a Tânia de Morisson, poço de ideias boas, uma artista! Tânia, muitos beijos para você!!!!


  • A primeira ideia é fazer uma caixa musical, com objetos que representem cada uma das músicas presentes na caixa e com a letra grudada a cada objeto. As músicas também podem ser coladas na tampa interna da caixa, para que o irmãos lembre a letra. Essa caixa deve ser bem decorada. Conforme vamos tirando os objetos da caixa, vamos cantando as músicas com as crianças.

Por exemplo, fazemos um um chapéu de soldado, para a música do soldadinho.



Soldado de Cristo eu sou

Mesmo que eu não marche na infantaria
Nem na cavalaria, nem na artilharia
Nem aviador seja eu aqui,
Soldado de Cristo eu sou.

             Soldado de Jesus
              Soldado de Jesus










  • Outra ideia é fazer um cardápio musical, usando uma pasta encapada e decorada. Na parte interna dela, escrevemos os títulos de cada música com um desenho que o represente, de forma a acompanhar. As crianças abrem o cardápio e escolhem a letra da música que querem cantar. Como se fosse o encarte gigante de um cd, só que nós chamamos de Menu ou Cardápio Musical mesmo. Estou fazendo esses dois e, assim que ficarem prontos, eu posto aqui as imagens.
  • A terceira ideia é vc fazer fichas com coisas que produzam sons conhecidos, como um molho de chaves, buzina... e mostrar para as crianças, pedindo que elas reproduzam os sons daqueles objetos. Podemos fazer também com bichinhos e aproveitar o livro "E eu?"
    Do contrário, fazer o som e pedir que eles identifiquem, apontando a ficha com a imagem correta.









A irmã Angela Salgueiro nos deixou uma série de propostas muito parecidas com essa.



Atividade musical: Que som é este 1?
Material: caixa de sons (esta atividade já foi explicada na aula anterior)
CD didático 3 (sons da natureza e ruídos) que vc pode encontrar, pela internet
Figuras coloridas no quadro magnético
Ímãs para posicionar figuras no quadro magnético
Lápis para colorir
Idade: 3 a 8 anos

A. Que som é este 1 com disco didático 3

  1. Coloque as crianças assentadas
  2. Produza alguns sons e peça para que o imitem:
Ex. cachorrão, cachorrinho, gatão, gatinho, carneiro.......
  1. Agora  vá mostrando as figuras coloridas do arquivo. Pode colocar uma a uma no quadro magnético.
Para as crianças menores (3 a 5 anos) vá contando histórias das figuras.
Ex1. não temos figura de buzina, mas pusemos um carro meio esquisito que disparou sua buzina fazendo este som........(produza um som e peça que imitem).
Ex2.  existe um leão muito bravo que escapou da floresta que produz este som....

4. Depois de tudo apresentado explique que você gravou os sons que eles produzem e irá apresentá-los  (12 no total).
5. Explique que não é para falar ao ouvir o som; tem que esperar você perguntar para uma criança. Isto é um exercício difícil para eles, mas devagar vão sendo condicionados. Isto evita “do espertinho” responder à frente dos demais.
6.Coloque o primeiro som (passarinho) e peça para uma criança vir apontar nas figuras coloridas do quadro, de quem é aquele som.
7. Os sons estão em ordem crescente de dificuldade. Faça grande suspense para naqueles que gerarem dúvida, como o macaco, a baleia, a floresta.

PS  Esta atividade pode ser repetida por semanas  para as crianças menores. O importante é que toda classe aprenda a identificar os sons.

B. Quem som é este 2 com disco didático 3

  1. Disponha as crianças como na atividade anterior.
  2. Coloque as figuras para pintar (arquivo para o flipchart) na altura das crianças num quadro ou flipchart, de maneira que fique firme para a criança pintar
  3. Quando iniciar a execução das faixas do CD de sons, chame uma criança para iniciar a pintura daquilo que ouviu (não é para completar a figura, tem que ser um pouco mais do tempo da execução da faixa)
  4. Assim, as crianças vão pintando, a gente vai seguindo a sequência dos sons e no final voltamos para que completem a pintura.  Uma figura será pintada por vários.
  5. Se não der para terminar num dia, deixamos para finalizar na próxima aula.

PS As crianças menores ficarão por mais tempo nesta atividade e na atividade 1. Pode-se alternar por semanas até que dominem.

  1. Que som é este 3 com disco didático 3
Deve ser ministrada somente quando as crianças dominarem as atividades anteriores.
  1. Disponha as crianças pequenas no tapete e dê  a cada uma a folha com as figuras para colorir (do arquivo do Word onde estão todas as figuras que correspondem aos sons).  As de 6 a 8 anos podem usar a mesa.
  2.  A ordem é:
Vão pintar somente o desenho do som que ouvirem.


  1. Pode dar o tempo necessário para completarem o desenho
  2. Provavelmente levarão mais de uma aula para colorir a todas as figuras
  3. Coloque o nome de cada criança na folha onde fizeram a atividade e guarde para terminar na próxima aula.

Seguem as letras de algumas músicas e alguns desenhos.

Abçs,


De jumento a leão - a mesma melodia da música "Peixe Vivo"

1. Como pode um jumentinho
Ser mudado em leãozinho?
Como pode um jumentinho
Ser mudado em leãozinho?

O segredo? Atado ser 
O segredo? Atado ser 

À Videira, à Videira,
Excelente, verdadeira!
À Videira, à Videira,
Excelente, verdadeira!

2. De jumento mui teimoso
Em leão tão majestoso!
De jumento mui teimoso
Em leão tão majestoso!

O segredo é comer,                         
O segredo é comer

Uva, uva, uva, uva,
Uva, uva e só uva!
Uva, uva, uva, uva,
Uva, uva e só uva!



Meu pastor é Cristo
E que serei eu?
Com prazer o digo:
Cordeirinho Seu!

Ovelhinha perdida

Qual é o homem que de cem ovelhinhas,
Se uma delas se perde, não vai ele em busca?    (bis)
                
Não vai  em busca até encontrá-la,
E a encontrando se enche de alegria.
Chama seus  amigos, dizendo, dizendo:
Alegrai-vos, alegrai-vos, alegrai-vos comigo,

Pois achei a minha ovelhinha, minha ovelhinha, ovelhinha perdida. (bis)

Há uma Ovelha que se afastou

Há uma ovelha que se afastou,
Por quem procura o Salvador;
Uma ovelha das cem faltou.
Não será você?

Não será você?
Não será você?
Uma ovelha das cem faltou.
Não será você?



Passarinho a voar

Passarinho a voar;                  
Sobre a árvore a cantar
Voa acima, voa abaixo,
Deus o guardará.         
                       
 De maior valor eu sou,
 O Senhor me guiará.   
 Aleluia, aleluia;                           
 Deus me guardará.                 



O sabão lava o meu rostinho,
Lava os meus pezinhos,
E lava as minhas mãos!
Mas Jesus, pra me deixar limpinho,
Quer lavar meu coração!

Quando o mal faz uma manchinha,
Eu sei muito bem
Quem pode me limpar!
É Jesus! Eu não Lhe escondo nada.
Tudo Ele pode apagar.


Quem está batendo? A letra do link está diferente, mas a melodia é a mesma)

Quem está batendo na portinha do seu coração?
Quem está batendo na portinha do seu coração?
É o lixeiro, pedindo para entrar e o lixo espalhar,
Mas o Senhor não vai deixar.

Quem está batendo na portinha do seu coração?
Quem está batendo na portinha do seu coração?
É o Senhor, pedindo para entrar e o lixo retirar,
E a vida eterna quer lhe dar.



        
Com Cristo no barco
Tudo vai muito bem,
Vai muito bem,
Vai muito bem

Com Cristo no barco
Tudo vai muito bem;
E passa o temporal

Passa o temporal,
Passa o temporal.

Com Cristo no barco
Tudo vai muito bem;
E passa o temporal.



Sou uma garrafinha

Sou uma garrafinha pra  conter
O Senhor Jesus dentro de mim;
Pra ficar cheinho é só dizer:
“Ó Senhor Jesus, vem  me encher!”




Sou uma florzinha                            
Sou uma florzinha de Jesus;
Sou uma estrelinha de Jesus
Abro a boquinha para cantar,
Fecho os olhinhos para orar.

Sou uma florzinha de Jesus,
Sim de Jesus.






                      
Sou uma estrelinha de Jesus;
Sou uma estrelinha de Jesus
Abro a boquinha para cantar,
Fecho os olhinhos para orar.

Sou uma estrelinha de Jesus,
Sim de Jesus.
                            



Sou um soldadinho de Jesus;
Sou um soldadinho de Jesus
Abro a boquinha para cantar,
Fecho os olhinhos para orar.

Sou um soldadinho de Jesus,
Sim de Jesus.



Sobre soldadinho, ainda temos as músicas:


O exército de Deus

No Senhor, só, nós confiamos,
Nada falamos, tão-só marchamos
Que temível é este exército:     
 Deus luta nele sim!
 Deus luta nele sim!
 Deus luta nele sim!

A palavra já foi falada
Todas muralhas são derrubadas.
O inimigo está perdido, pois
Deus decretou seu fim.  Bis

Soldadinho de Cristo

Marcha soldadinho de Cristo,
Marcha soldadinho de Cristo,
Marcha com teu Salvador,
Marcha com teu Salvador,
Vence o combate em nome do Senhor.

Soldado de Cristo eu sou,
Soldado de Cristo eu sou,
Marcha com teu Salvador,
Marcha com teu Salvador,

Vence o combate em nome do Senhor.