Quem sou eu

Minha foto

Olá! Sou professora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e trabalho com inclusão escolar na rede regular de ensino, desde 2003. Atualmente atuo na Sala de Recursos Multifuncionais, fazendo o Atendimento Educacional Especializado para crianças com deficiência, TGD e altas habilidades no contra turno da escola regular. Sou casada, tenho dois filhos pequenos (meus ruivinhos lindinhos) e um cachorro fofo. Nossa família é cristã e sempre se reúne para orar, ler a Bíblia e fazer estudos bíblicos com as pessoas. Gosto muito de ler, cantar, tocar violão, meia lua. Também escrevo livros infantis e gosto muito desse trabalho. Tenho quatro livros publicados pela Editora Árvore da Vida,  artigos sobre educação e um livro digital publicado pela Saraiva: Josias - pé na cidade, coração no rio. Outros livros estão em andamento! Possuo quatro blogs:

Espero que você goste! Boa leitura!

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Vídeo como trabalhar percussão corporal com crianças - parte 1.

Oi pessoal!

Então, fiz umas aulas junto com minha amiga de trabalho, a professora de Educação especial Tânia de Morisson Valeriano, que inclusive acabou de gravar um CD todo com percussão corporal e aprendi um pouquinho sobre esse assunto. Fizemos um trabalho com as crianças da escola usando o Cup song (ver a postagem sobre esse assunto) e com a percussão corporal.
Para quem não conhece nada sobre o assunto, indico os vídeos incríveis do pessoal do Barbatuques, que podem inspirar um trabalho legal. Porém, nosso objetivo aqui é, de maneira bem simples, aprender a batucar com o corpo para ensinar a criançada a louvar ao Senhor, aprender ritmo, concentração...
Nosso corpo é um grande instrumento! Cada parte produz um som diferente e é isso o que vamos explorar com as crianças.
A meninada é esperta! Aprende mais rápido que a gente... os adultos precisam de um tempinho maior para treinar, rsrsrs
Por isso, fiz uma sequência de gravações caseiras bem simples, para ajudar quem quer aprender e ensinar percussão corporal.
Sugiro que você comece o trabalho com uma brincadeira:
Em roda, sentados no chão, comece dizendo para as crianças que o nosso corpo é um grande instrumento. Mostre que quando eu bato os pés, tenho um som, se bato na minha perna, tenho outro som, no peito, um som mais grave, se estalo os dedos sai um som mais agudo (como do prato de uma bateria). Explore com eles os mais variados sons que o nosso corpo possa produzir. Proponha que cada um use uma parte do seu corpo para produzir um som. Uma criança produz um som e as outros imitam. 


Abraços,
Aline

ps: segue a música que cantei, da irmã Aline Barros, Cd Aline Barros e Cia




Louvar é bom demais!

Tom: E
  
intro E B F#m A  4X 
 
E                         A 
Deus fez o meu corpo com toda a perfeição 
E                           A riffs  A B C# 
Cabeça, tronco e membros pra sua adoração 
E                         A  
Com todo o meu corpo, eu vou louvar a Deus 
   B             B             B          B       B  
Com meus olhos, coração, com minha voz eu vou louvar  
   E             
Louvar é bom demais!  
    A 
Cantar louvores a Jesus  
    E 
Louvar é bom demais! 
 A           B              REINTRO 
Eu sempre quero andar na luz (2x)