sexta-feira, 30 de maio de 2014

Moisés - a saída do povo do Egito. Lição para as crianças com atividade musical e teatro.

Oi pessoal!
Trabalhamos com as crianças a saída do povo de Israel do Egito. Essa passagem está em Êxodo 14.
O povo saiu com grande triunfo, passando pelo Mar Vermelho, que se abriu com o toque da vara de Moisés. 
Podemos usar uma Bíblia infantil para contar para as crianças essa história. Para fixar a história, sugiro a seguinte atividade, envolvendo música:





Primeiro cante bastante com eles.Depois cantem marchando em círculos. Essa canção tem um toque de triunfo, tambores e muita sonoplastia!
Pergunte quais sons eles ouvem no CD, o que eles representam. Você pode dar uma folha para que as crianças desenhem os sons que ouvem durante a canção. Explore quais instrumentos ou objetos poderiam provocar um som de mar, tempestade, água, cavalos, medo, triunfo. Explore o coco, a corneta, o prato, o pau de chuva, os tambores. Deixe as crianças darem novas ideias que representem a canção. 
No final, tentem cantar usando os sons que eles criaram e o que eles conseguiram reproduzir.
Recriem a cena do mar vermelho e o povo saindo do Egito. Imaginem o mar abrindo e o povo passando no meio do mar com triunfo. Vocês podem marchar, numa atividade bem lúdica. A ideia é criar um ambiente para as crianças se imaginarem na cena. 
Você pode levar dois lençóis azuis para fazer o mar, de maneira que quatro crianças, duas de cada lado façam a cena do mar abrindo, uma faça Moisés e as demais o povo. Se tivermos bastante crianças, podemos fazer ainda alguns representando os carros de Faraó! Imaginem esses carros e cavalos os perseguindo e incentive as crianças reproduzirem os sons dos mesmos com os instrumentos ou qualquer outro objeto que produza sons semelhantes!

Essa é a dica para tal atividade! 
Amados, o Senhor abençoe vocês.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Proposta de atividade para a passagem de Mateus 9: 1-8.

Roda de conversa como foi a semana e pedidos de oração.
Oração: um a um, na ordem em que estão sentados. Todos devem orar, pelo menos uma frase.
Ler com ele Mateus 9:

1 Entrando Jesus num barco, passou para o outro lado e foi para a sua própria cidade.
2 E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.
3 Mas alguns escribas diziam consigo: Este blasfema.
4 Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que cogitais o mal no vosso coração?
5 Pois qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te e anda?
6 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados – disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.
7 E, levantando-se, partiu para sua casa.
8 Vendo isto, as multidões, possuídas de temor, glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens.

O adulto lê para eles e eles acompanham na Bíblia. Pergunte o que eles entenderam, o que não entenderam, se alguém sabe responder... Explique os  pontos centrais desses versículos.

Atividade: Teatro.
Sugiro que você os convide para, com a Bíblia em mãos, fazerem uma representação teatral dessa passagem, onde um será o Senhor, um o paralítico, outros os escribas (explique o que é um escriba), alguns as multidões. Você pode usar um lençol, para que alguns tragam a criança que representará o paralítico carregada. A princípio, treine o texto usando a Bíblia para ler. Conforme eles forem se soltando, vá retirando o texto da mão deles. Converse sobre as expressões dos personagens, de raiva e perplexidade dos escribas. Fale para a criança que representar Jesus, usar de um falar com autoridade, para o paralítico, o rosto de sofrimento e depois de grande alegria, por ser curado. Trabalhe bem os sentimentos e expressões corporais envolvendo cada personagem dessa história. Pergunte como eles se sentiriam. Fale da inveja dos escribas.

Abraços! O Senhor abençoe vocês no serviço ricamente!