sexta-feira, 19 de julho de 2013

Brinquedoteca

Amados, 
Nessa semana nós mudamos algumas coisas nas salas das crianças (menos no berçário), para melhorar a organização das mesmas.
Tiramos todos os brinquedos das salas e mudamos para o espaço da sala multiuso, que agora passa a ser a nossa Brinquedoteca.
Compramos caixas, separamos os brinquedos, criamos o canto da casinha, da leitura, do vídeo, do teatro de fantoche e dos jogos. 
A ideia é que as salas fiquem somente para ensinar a palavra, ler histórias e fazer atividades. 




















Percebíamos que muitas vezes o irmão queria começar a roda e a criança estava mexendo nos brinquedos e se distraindo.
Sugerimos que haja entre os irmãos que servem no domingo um combinado: enquanto uma sala está recebendo o ensino da palavra, a outra pode estar na brinquedoteca, trocando mais tarde. Unir as salas para brincar naquele espaço apenas se houver pouquíssimas crianças.





Lembrando também que temos o espaço da quadra para levar os pequenos para os jogos.
A quadra e a brinquedoteca devem ser usadas apenas se formos levar as crianças com um propósito, com uma atividades dirigida. O irmão que está no serviço naquele dia é responsável pelo uso desses espaços e deve estar todo tempo com as crianças, brincando, supervisionando...









Ao final do uso desses espaços, tudo deve ser guardado com as crianças no seu devido lugar, para que os jogos e brinquedos não ficassem misturados, pois perderia o sentido e prejudicaria os próximos que viessem a usar a Brinquedoteca. 
As caixas estão etiquetadas exatamente para sabermos o que guardar nelas. Temos caixas de bonecas, caixas de casinha, caixas com carrinhos e bonecos para meninos, caixa com blocos de madeira, caixa com material para desenho, caixa de pinos, jogos de memória... Por isso, é muito importante manter essa ordem. Os fantoches estão num espaço ao lado do Canto da Casinha e dentro de sacos, separados por histórias: Luva Lulu, Pintinho Peralta...
Esses fantoches não podem ficar na mão das crianças, são para serem usados pelo irmão que vai contar histórias. 












Separamos uma caixa com fantoches que as crianças possam brincar.








Nesse espaço da brinquedoteca as crianças podem:
  • fazer teatro








  • assistir histórias bíblicas




  • brincar no canto da casinha
  • brincar com os Legos de construção
  • brincar de jogos
  • ouvir música e fazer atividades musicais - para isso temos os instrumentos de bandinha que não são brinquedos e só devem ser usados com as crianças se você for propor uma atividade musical.

  • brincar de fantasia






  • ler histórias

A ideia é usarmos o espaço com proposta e não deixar as crianças soltas, mexendo em tudo, correndo ou fazendo o que quiserem. Por ser um espaço coletivo, a possibilidade disso acontecer é grande. Então, vamos todos cuidar para que a sala continue esse espaço bonito, organizado e agradável para trabalharmos com os pequenos a palavra do Senhor. Contamos com todos os irmãos para isso!
Amém! Jesus é o Senhor!
Aline
-- 
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23