quarta-feira, 16 de abril de 2014

Música infantil para berçário, em pranchas de comunicação alternativa.

Olá!
Então, usei o programa Boardmaker e fiz algumas pranchas de comunicação alternativa (PECs) para nossas músicas infantis. O objetivo é usá-las com crianças que não leem, incluindo o berçário, para que através da leitura da imagem, elas aprendam as canções cristãs.
É legal imprimi-las em papel A3, numa gráfica, para que saia um colorido bonito e que estas sejam protegidas por Contact transparente, que você mesmo pode colocar. As pranchas podem estar dispostas num Flip-Chart ou serem pregadas numa parede.
Seguem as pranchas. Caso você não conheça as músicas, clique nos títulos para ver os vídeos no Youtube:

FLORZINHA E SOLDADINHO DE JESUS



3 PALAVRINHAS



Cuidado olho, boca, mão e pé


Garrafinha!



Se eu fosse um elefante.


TOC - TOC - TOC



Homenzinho Torto


Abraços! O Senhor nos abençoe!

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Como trabalhar a Bíblia com as crianças. A torre de Babel. Gn 11.

Amados, o texto dessa semana é sobre a Torre de Babel.


E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.

E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.
Estas são as gerações de Sem: Sem era da idade de cem anos e gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio.
E viveu Sem, depois que gerou a Arfaxade, quinhentos anos, e gerou filhos e filhas.


A proposta:
  • História: Como contar? Sugiro o vídeo que fiz ano passado e que está no link:  http://atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com.br/2013/02/como-contar-historias-de-forma.html
    Música:
    Sobre a música, pensei em trabalhar um hino cristão que fale de ter o coração só para o Senhor e tomar cuidado com o que pensa ou faz. Tentem relacionar essa música com o pessoal da torre, que deixou a mão, o olho, o corpo fazer algo desagradável ao Senhor. Pensei na música "Cuidado" http://www.youtube.com/watch?v=ALoKeNzsEaQ
  • Cuidado olhinho o que vê (bis)
    O Salvador está olhando pra você.
    Cuidado olhinho o que vê.
    Cuidado boquinha o que fala (bis)
    O Salvador está olhando pra você.
    Cuidado boquinha o que fala.
    Cuidado mãozinha o que pega (bis)
    O Salvador está olhando pra você.
    Cuidado mãozinha o que pega.
    Cuidado pezinho onde pisa (bis)
    O Salvador está olhando pra você.
    Cuidado pezinho onde pisa.
    Cuidado olho, boca, mão e pé (bis)
    O Salvador está olhando pra você.
    Cuidado olho, boca, mão é pé.
  • Fizemos um cartaz para o flip da sala de música, a fim de que as crianças possam ler e cantar. É legal treinar bastante e depois cantar omitindo as partes do corpo. Por exemplo:
  • "Cuidado _____________ o que vê!" (por a mão nos olhos, mas sem falar a palavra e assim com cada parte do corpo).
  • Atividade: Fazer a torre de Babel com palitos de sorvete e argila. Cada turma pode ser dividida em três mesas e cada mesa confecciona a sua torre. Postei uma foto aqui para vocês verem. A argila ajudará a dar a liga, fazer a base... Coloco aqui uma imagem que achei na internet. Aqui eles não usaram a argila, como nós pretendemos fazer.
  • Amados, o Senhor abençoe vocês.


sexta-feira, 4 de abril de 2014

Como contar histórias de maneiras diferentes - Varal de histórias.

Fizemos um varal com o livro "Do A ao Z - versículos para você!" 

Pensamos em fazer varais de histórias, usando dois livros iguais e passando Contact de ambos os lados. Depois furamos com furador e penduramos o livro no baixo, na sequência, para que as crianças leiam as histórias na parede. Seguem as fotos.














Logo posto varais de outros livros!
Abraços!
No Senhor!

Como trabalhar a Bíblia com as crianças. A Parábola da Ovelha perdida. Mt 18:12-14 e Lc 15:3-7.

Amados.

Pensando no texto da Ovelha Perdida, sugiro a seguinte programação:


Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?
E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram.
Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.




  • Roda de conversa sobre como foi a semana. Cada um fala algo importante que aconteceu, aspectos bons e ruins.
  • Oração um a um, na ordem do círculo -todos devem ser incentivados a orar.
  • História. a ovelha perdida Usar a história da ovelhinha Lana e depois ler para eles na Bíblia. Segue um link que postei abaixo e que tem um vídeo da historinha.

Enfatizar o versículo: EZ 34:11 Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.

Atividade: fazer o desenho da parte da história que mais gostou, pode usar o livro para inspirar, desenhando na cena a ovelhinha. Colar algodão para enfeitar a Lana.
Sugiro ainda outras atividades como a da borboleta, propostas nesses links:

http://atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com.br/2012/05/oficina-de-atividades-manuais.html

http://atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com.br/2012/10/colecao-vida-saudavel-proposta-de_10.html


  • Sugestão de brincadeira::

Ache a Lana
Material: uma ovelhinha (pode ser desenhada e recortada ) e um apito.
Como brincar: Esconda a Lana na sala. Todos estarão de olhos fechados. Combine com as crianças que eles serão o bom pastor. No apito (que pode ser substituído por uma palma ou assobio) as crianças deverão sair para caçar a ovelhinha perdida. Ao dar novamente o apito, ou porque acabou o tempo ou porque alguém achou a ovelha, as crianças deverão voltar para a roda. Quem achar a Lana, será o próximo a procurá-la. 

A brincadeira pode variar para um sai da sala, o bom pastor, e o grupo esconde a ovelha. Quando voltar, o pastor tem que procurar a ovelhinha e o grupo diz se está quente (perto de achar) ou frio (longe do esconderijo).
Outra proposta de atividade seria pedir que eles contem histórias onde também já estiveram em apuros e precisaram ser resgatados. Pedir que eles desenhem ou escrevam essas histórias.


  • Lanche.
  • Usamos como livro do professor, o Bom Depósito 5. Quem não conhece essa coleção, clique no Link. É um livro cheio de encargo para quem serve, com propostas de atividades, de como trabalhar o caráter das crianças, relacionar com as experiências delas e propostas musicais, com CDs com as canções e partituras. Começa com o volume 1, em Gn e vai até o volume 5, terminando em Atos. 

 Bjs e o Senhor abençoe vocês abundantemente!