sábado, 22 de março de 2014

Meus livros infantis: Livro: Vou deixar minha luz brilhar!

Meus livros infantis: Livro: Vou deixar minha luz brilhar!: Autora: Aline Caetano Begossi

Ilustrações: Diana Leite Chacon

Ed. Árvore da Vida .
Clique no link acima para saber mais!
Abraços,

quarta-feira, 19 de março de 2014

Como trabalhar as histórias bíblicas com as crianças. Gn 6:1-22.

Amados,
Continuando com postagens sobre o serviço de crianças e atividades diferenciadas, que saiam do papel, hoje vamos falar sobre Noé. Assim que puder, posto as fotos das atividades feitas pelas crianças.

Dividimos Noé em duas partes, ou seja, em dois finais de semana, conforme a proposta doBom depósito 1, lições 10 e 11.
Bem, primeira parte:


História: Noé
Vamos passar o DVD A Arca de NOÉ, do Diante do Trono, mas apenas uma parte. Vamos fracionar esse DVD porque é muito comprido, e hoje vamos falar apenas do chamamento de Noé e não a história toda. Vamos passar apenas 30 minutos até música 13 "Bichos grandes e pequenos". Na próxima semana passamos o restante!

Atividade:
Fazer o barquinho de papel com eles, conforme proposto no link:

Com os pequenos, acabamos fazendo com eles ou para eles. Com os maiores, mostrar o passo a passo e deixá-los tentar fazer o seu.
Primeiro colorir bastante com giz de cera a folha de sulfite branca, dos dois lados.Essa folha virará um barco colorido. Eles podem pintar outra folha de azul, colar o barco nela e desenhar Noé e alguns bichos na arca! 



Música: 
Gosto muito dessa canção abaixo. Segue o link para vcs aprenderem.
Leve o Cd para cantar com as crianças. Cante usando o cd e depois, utilixando os muitos chocalhos que tem na sala, tocar com eles enquanto canta. Esses chocalhos podem ser confeccionados com latas de achocolatado, vedadas e com arroz dentro, ou outras sementes. Faça um cartaz vertical com a letra da música, para que os maiores possam ler enquanto cantam.
A música parece uma marchinha binária. Seria legal contar com eles "1, 2", batendo palma e depois tocar os chocalhos nesses tempos. 


Noé era um homem justo e bom,
Ele andava com Deus,
Um homem legal, muito especial
Ele andava com Deus

No seu coração ele tinha amor, e perdão
Não fazia mal nem a um animal, que legal,era o seu Noé

Noé era um homem justo e bom,
Ele andava com Deus,
Um homem legal, muito especial
Ele andava com Deus

Dentro do seu lar,
um pai exemplar
Para Sem, Cão e Jafé
Sempre carinhoso,
um bom esposo
Que legal era o seu Noé

Noé era um homem justo e bom,
Ele andava com deus,
Um homem legal, muito especial
Ele andava com deus

Que legal, Noé um homem justo e bom
Ele andava com Deus

Que legal, um homem muito especial
Ele andava com Deus

Que legal, andar com Deus é mesmo muito bom
Enquanto o mundo esta perdido você tem um salvador

Que legal, andar com Deus é mesmo bom demais
Você se torna um bom amigo até dos animais

Como trabalhar as histórias bíblicas com as crianças. Gn 7:1-9;19.

Amados,
Continuando com postagens sobre o serviço de crianças e atividades diferenciadas, que saiam do papel, hoje vamos falar sobre Noé. Assim que puder, posto as fotos das atividades feitas pelas crianças.

Dividimos Noé em duas partes, ou seja, em dois finais de semana, conforme a proposta do Bom depósito 1, lições 10 e 11.
Bem, segunda parte:

História: Noé. Vamos passar o DVD A Arca de NOÉ, do Diante do Trono, mas apenas a segunda parte. Vamos fracionar esse DVD porque é muito comprido, e nesse dia vamos falar do momento em que eles entram na arca, até o final do arco- íris. Vamos passar apenas 30 minutos a partir do diálogo 14. Atividade:
Fazer um grande barco de papel em caixa de papelão. Vou levar a caixa! Como temos três turmas, uma turma (dos pequenos de 3 a 4) vai pintar a caixa na lateral. Outra, vai desenhar e pintar em papelão grande um leão, um elefante, um jacaré ( os de 7-9). Já vou levar desenhado e recortado, para que eles pintem, façam os detalhes de boca... E coloquem dentro do barco. A terceira turma ( 5-6) vai fazer num papelão um Nóe grande. Vamos deitar uma criança no chão sobre um papelão, fazer o contorno, e recortar. Depois preencher o boneco do Noé com o rosto e fazer uma roupa. Vamos por tudo dentro do barco gigante que, quando ficar seco, será exposto para que os irmãos vejam.
Música: Gosto muito dessa canção abaixo. Segue o link para vcs aprenderem. Não achei partitura dela para tocar. 
Vamos usar o Cd para cantar com as crianças.Vamos primeiro cantar com o cd e perguntar quais instrumentos eles escutam, quando ouvem a música no cd. Depois, usando os muitos chocalhos feitos de latas de achocolatado e arroz (que fizemos anteriormente), tocar com eles, cantando a música. Essa canção é quaternária. Seria legal contar com eles 1, 2 , 3, 4 batendo palma e depois tocar os chocalhos nos quatro tempos, devagar. Pode usar o triângulo, os chocalhos, guizos, sininhos. Vai ficar lindo! Você pode fazer a música num cartaz, (na vertical), para os maiores verem a letra e cantarem junto.
Notem que quando uma turma faz o "plinc, ploc" a outra faz o "chuá e o pom, pom, pom". Isso pode ser feito com a turma de 7-9. Com os pequenos, fazer somente o plinc, ploc, ou o chuá.
Segue a Letra:
Plinc, plinc, plinc, plinc Ploc, ploc, ploc, ploc Plinc, plinc, plinc, plinc Ploc, ploc, ploc, ploc Chuá, chuá, chuá, chuá Pom, pom, pom
Quarenta dias e quarenta noites
Plinc, plinc, plinc, plinc (Chuá, chuá, chuá) Ploc, ploc, ploc, ploc (Pom, pom, pom) A chuva caiu sobre a Terra (Chuá, chuá, chuá) Plin, plinc, plinc, plinc (Chuá, chuá, chuá) Noé está seguro na Arca Que bom que ele obedeceu
Deus se lembrou de Noé e os bichos Plinc, plinc, plinc, plinc (Chuá, chuá, chuá) Ploc, ploc, ploc, ploc (Pom, pom, pom) E o vento soprou sobre a Terra
Noé está seguro na Arca Que bom que ele obedeceu Que bom que ele obedeceu
Plinc, plinc, plinc, plinc Ploc, ploc, ploc, ploc Plinc, plinc, plinc, plinc Ploc, ploc, ploc, ploc Chuá, chuá, chuá Pom, pom, pom
Abraços!

segunda-feira, 17 de março de 2014

Como trabalhar a bíblia com as crianças. Proposta de atividade infantil com os versículos de Mateus 8:5-13. Tema: A cura do servo do centurião.


  • Continuando a postagem sobre a como trabalhar a bíblia com as crianças de 9-11 anos, segue a proposta de trabalho:


  • Roda de conversa como foi a semana e pedidos de oração.


  • Oração: um a um, na ordem em que estão sentados. Todos devem orar, pelo menos uma frase. 


  • Leitura bíblica: 

O adulto lê para eles e eles acompanham na Bíblia. Perguntar o que eles entenderam, o que não entenderam, se alguém sabe responder...Explicar os pontos centrais desses versículos. Enfatizar bastante o versículo 13.
Mateus 8:5-13
5 Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: 6 Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. 7 Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo. 8 Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. 9 Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. 10 Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta. 11 Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. 12 Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. 13 Então, disse Jesus ao centurião: Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E, naquela mesma hora, o servo foi curado.
  • Atividade (sugestão): dividir a turma em cinco grupos, dando para cada um uma cartolina, que será usada na vertical, a fim de construir com eles um livro gigante dessa história. Cada grupo escreverá os seus versículos no alto do cartaz e fará um desenho grande representando aquela parte da história. O grupo um vai desenhar os versículos 5-7. O grupo dois os versículos 8-9, o grupo três os versículos 10-11, o grupo quatro o versículo 12 e o grupo cinco o versículo final, de número 13.

  • Grampear as cartolinas e fazer o dorso do livro e uma capa simples, apenas com o título da história e a referência bíblica de onde foi retirado. Colocar em exposição!

  • Abraços