quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Meus livros infantis: Josias - pé na cidade, coração no rio. Autora Alin...

Meus livros infantis: Josias - pé na cidade, coração no rio. Autora Alin...: Capítulo dois – A escola.
Na carteira, Josias ouve a professora falar, falar e agora está difícil de ouvir... É o último dia ...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Atividades musicais para crianças - 3

Oi pessoal!
Segue mais um blogue muito legal, da Mirian. Ela é professora de piano, teclado, flauta doce e trabalha com musicalização infantil... Faz Licenciatura em Música na Faculdade de Música do Estado Espírito Santo (FAMES). Formada como bacharel em Música Sacra no ano de 2008. 

Esse blog é bem completo e tem muitas propostas de atividades para as crianças. Espero que vocês gostem!

http://mirexmusica.blogspot.com.br/

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Proposta de atividade para o livro: As Aventuras de Pedrinho nas férias.

http://www.arvoredavida.org.br/infantojuvenil/as-aventuras-de-pedrinho-nas-ferias.html



Autora: Márcia C. Vilela
Editora Árvore da Vida

Propostas de atividades elaboradas por Aline Caetano Begossi.
Nessa postagem, não estou dando propostas de trabalho, mas apontando assuntos que podemos trabalhar a  partir desse livro, com a faixa de 9-11 anos. É um livro cheio de conteúdo e muito gostoso de se ler.



Assuntos a serem abordados:

  1.  Ouvir as instruções dos mais velhos e aprender com os erros dos outros: conversar com as crianças sobre as situações difíceis que elas já passaram, por não ouvirem aos mais velhos e comparar com a história do Pedrinho.
  2. As férias: aproveitar para ver o que as crianças fazem nas férias e mostrar que férias do trabalho e da escola não significam férias do Senhor, pelo contrário, um momento para ter mais tempo para buscá-lo, ir às conferências, ler a palavra, cantar, orar, falar do Senhor aos outros.
  3. Os medos: tratar os medos das crianças. Perguntar do que cada criança tem medo, os medos comuns, o que são medos reais, o que não são. Mostrar que o amor lança fora o medo.
  4.  Não se deixar influenciar pelos amigos: conversar com as crianças sobre o que significa ter um amigo. Pedir que eles descrevam seus amigos e desenhem. Identificar o que eles gostam e o que eles não gostam numa amizade. Fazer um painel com as qualidades para ser um bom amigo. Mostrar que o Senhor é o nosso amigo fiel e verdadeiro. Cantar hinos que falem sobre amizade. Mostrar que seus pais e os irmãos são seus amigos, pois são pessoas que sempre vão querer o nosso bem.Mostrar que a amizade com o mundo é inimizade com Deus.
  5. O uso da internet: Qual o objetivo de usar a internet? Como usar a internet de maneira proveitosa e saudável? Os riscos e perigos da internet?
  6. A importância das conferências: Trabalhar com as crianças o porquê participar das conferências:

Para ganhar vida
Ganhar da palavra
Ter comunhão com os irmãos e com jovens da sua idade
Aprender a pregar o evangelho
Ser guardado do mundo, num ambiente santo.
Ser desintoxicado das experiências negativas do mundo.
Aprender hábitos saudáveis: louvar, orar ler, falar cantar, profetizar, invocar
Aprender a se submeter às regras, aos irmãos e aos horários.
 Pedir que cada um escreva e desenhe num bilhete esses benefícios e montar um painel para a toda igreja encorajando os irmãos a participarem das conferências.


7. O batismo: Qual o significado do batismo? Por que somos batizados? Como foi o batismo de Jesus?Exemplos de batismos na Bíblia. Como e quando devemos ser batizados? Aproveite para ver se eles têm mais dúvidas sobre esse assunto.